O Projeto Barraginhas está sendo implantado na zona rural de Gurupi e tem por objetivo a construção de pequenas bacias que captam e retém água da chuva, para abastecimento local. Nesta primeira etapa, serão atendidos cerca de 16 produtores da Associação Micro Jandira.

O Secretário de Produção de Cooperativismo e Meio Ambiente, Antônio Carlos Pakalolo, disse que essa iniciativa que começa agora, será estendida a inúmeros produtores e os resultados serão notados a médio e longo prazos. “Começamos pela associação Micro Jandira e vamos passar por todas as outras associações, nós temos mais de 30 em Gurupi e nossa intenção é que todas sejam beneficiadas com o projeto” – informa o secretário.

Implantação

De acordo com a engenheira agrônoma da Secretaria Municipal da Produção, Marilene Alves Ramos Dias, para implantar a barraginha, primeiro, faz-se um levantamento topográfico do solo, demarca-se a área e começa a abrir em sistema de meia lua. “É um sistema de 1,80m de profundidade e ela também evita e diminuí as erosões e aumenta a umidade no solo, e respeitamos as legislações no que diz respeito às Áreas de Preservação Permanentes – APP, que devem ficar há uma distância de 30 metros e 50 metros das nascentes” – explica a engenheira.

Benefício

Para o produtor rural e presidente da associação Micro Jandira, Jorge Cabral da Luz, a implantação desse projeto trará melhorias para a agricultura familiar que é desenvolvida naquele local.

“Voltando a água, a terra ficará úmida e aí, nós poderemos plantar a mandioca o ano inteiro e sair um produto de qualidade” – comemora o presidente, enfatizando que, os produtores sofrem no período de estiagem com a falta de recursos hídricos”

Parceria

Esse Projeto é uma parceria entre Governo do Estado do Tocantins e Prefeitura Municipal de Gurupi.

“É um passo importante para amenizar a situação do pequeno produtor, porque ela consegue aliar a questão do déficit hídrico, com a questão ambiental, como a preservação das nascentes, a questão do lençol freático e principalmente a questão das áreas de preservação ambiental como as APPs” – Explicou o presidente do Ruraltins, Pedro Dias.

Por: Camila Grohs/Secom Gurupi