Arquibancadas lotadas, público animado, várias comidas típicas, espaço de lazer para crianças, bancas de artesanato e histórias em cordéis, diversas atrações juninas e muita emoção. Assim foi a abertura da 19ª edição do Arraiá da Amizade de Gurupi, na noite desta quinta-feira, 21, na Avenida Pará em frente ao Centro Administrativo da UnirG.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Gurupi (APAE) foi quem abriu a noite, com uma apresentação junina bem tradicional mostrou ao público o talento dos integrantes da entidade, bem como ressaltou a importância da inclusão social.

Continuando o circuito junino, foi a vez das bailarinas mirins do Estúdio de Dança Viviane e Acessórios, ao som da música Cintura Fina de Luiz Gonzaga, as pequeninas encantaram o público. Em seguida veio o grupo da Secretaria do Idoso, a melhor idade não poderia deixar de participar, a comissão de frente com as idosas de bengala e os demais dançarinos deram um show de vivacidade.

Também agitaram a noite um grupo de capoeira com a apresentação “Dança do Fogo”; os grupos de quadrilhas das escolas municipais Elizeu de Carvalho e Agripino de Sousa Galvão; o grupo Batida Perfeita, vindo de Goiânia; o grupo Interventores, do Instituto Federal do Tocantins; e a Companhia de Dança Street Dance de Gurupi, esses dois últimos são frutos de uma parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, realizada com o intuito de fomentar a arte, a cultura e a inclusão.

Foi divulgado no espaço do circuito o “Gurupi no ritmo da dança”, com a apresentação do CRAS da Vila Íris, o projeto visa inserir a dança na vida dos jovens de todos os bairros da cidade.

A última apresentação da noite, antes do show com a banda regional Skema do Brasil, foi com a junina Pisada da Butina, convidada tradicional de Palmas, que arrancou arrepios da plateia ao usar a arte junina para mostrar o valor e a força do professor na sociedade, e também uma homenagem especial para Helen de Abreu Silva Batista, professora de uma creche de Minas Gerais, que em 2017 deu a sua vida para salvar dezenas de crianças após a instituição ser incendiada.

O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, que foi prestigiar a festividade, demonstrou a sua alegria ao ver que todo o empenho para deixar essa tradição popular ainda mais bonita, não foi em vão. “Valeu a pena todo o trabalho com o projeto “Cultura e Arte por toda Parte”, conseguimos envolver várias comunidades no evento. Foi sem sombra de dúvidas um grande sucesso, e a festa continua, esperamos que o segundo dia seja melhor que o primeiro, e todas as pessoas que vierem ao nosso Arraiá serão muito bem-vindas e com certeza irão receber o nosso carinho” declarou.

A Secretária Municipal de Cultura, Zenaide Costa, também ressaltou o sucesso da abertura do 19° Arraiá. “Superou todas as nossas expectativas, participação de público recorde, muita segurança, o show foi espetacular”, destacou.

“A festa está linda, eu sempre participo do Arraiá da Amizade, e a cada edição fica maior, mais bonita e mais organizada”, disse a professora Graziela Gomes.

O seu Toninho do Boné, que levou toda a família, parabenizou o evento e todos os que trabalharam para tornar o “Arraiá da Amizade” uma referência em cultura tradicional. “Tá maravilhoso, bonito demais, organização show de bola, parabéns pra todos os envolvidos”, falou.

O Arraiá da Amizade continua hoje e amanhã, 22 e 23, e na noite de hoje, a partir das 20h, terá apresentação com a Escola Municipal Domingos Barreira de Amorim, e o início do concurso de quadrilhas tradicionais. A noite será encerrada com o show da Banda Eclipse.

Concurso de Rainha da Quadrilha 2018

A vitoriosa como rainha do Arraiá da Amizade 2018 foi a Liliane Santos, Rancho Velho, e a princesa foi a Jéssica Alves, da junina Carrapixo do Sertão, ambas tradicionais de Gurupi.

Também participaram do concurso para eleger a Rainha do Arraiá as juninas Fogo de Pimenta, com a concorrente Maria Eduarda da Silva, que se apresentou fazendo uma homenagem a Lampião e o Cangaço; e a Estadual do Sertão, com a candidata Vitoria Alves, que expressou em sua apresentação a peleja na seca e a fartura trazida pela chuva.

Sexta-feira dia 22 de junho de 2018 – Concurso de quadrilhas tradicionais

– Apresentação Escola Municipal Domingos Barreira de Amorim