Geral|

Compartilhe:

Na última terça-feira, 12 de junho, foi o dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, e para lembrar e falar sobre essa questão, que ainda é uma realidade no Brasil, uma equipe da Secretaria de Trabalho e Assistência Social de Gurupi se reuniu e foi para a Feira do Agricultor, que fica na praça Mauro Cunha, onde distribuíram panfletos e conversaram com as pessoas sobre a importância da prevenção e da erradicação do trabalho infantil.

A coordenadora do Conselho Tutelar, Sônia Célia, explica que a ação é realizada de forma continuada. “Todo ano nós realizamos essa campanha, com o objetivo de fazer as pessoas se conscientizarem que lugar de criança é na escola e não no trabalho. Toda criança tem direito de brincar e estudar”, expõe.

O secretário de Trabalho e Assistência Social, Dida Moreira, reafirma a importância de realizar essa campanha. “Nós enquanto Ação Social temos feito um trabalho de divulgação tanto nas redes escolares, como nos CRAS, nos CREAS, nas feiras, para deixar claro para os pais os diversos problemas que o trabalho infantil causa e como pode comprometer o futuro da criança”, disse.

Dados do Ministério da Saúde de 2007 a 2017 apontam que no Brasil 236 crianças e adolescentes morreram enquanto trabalhavam em atividades perigosas; 40 mil sofreram acidentes; e 24.654 foram acidentes graves, como fraturas e amputações de membros.

A diretora de Assistência Social, Joenes Ramalho, afirma que em Gurupi não há altos índices de exploração do trabalho infantil, e que esse trabalho de conscientização dos pais e responsáveis é uma maneira de prevenir que esse quadro amplie. “Gurupi é um dos poucos municípios que ainda existe o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), que visa erradicar todas as formas de trabalho de crianças e adolescentes menores de 16 anos e garantir que frequentem a escola e atividades socioeducativas, e para que cheguemos a esse objetivo, nós trabalhamos em ações preventivas”, explicou.

Para a dona Maria do Socorro Gonçalves, que já atuou como assistente social, essa ação é muito relevante. “Esse é um trabalho que deve ser realizado constantemente, se toda criança tiver seu tempo dedicado somente aos estudos e lazer com certeza o seu futuro será bem melhor”, declarou.

No próximo domingo, 17, a equipe de Assistência Social segue com a campanha de conscientização na feira coberta, da rua 7. Outras ações, como palestras nas escolas municipais também serão realizadas.

Para saber mais sobre a luta contra o trabalho infantil acesse o site http://www.fnpeti.org.br/12dejunho.

Comments are closed.

Close Search Window