Investir em educação em saúde é prevenir doenças e com esse foco a equipe de vigilância epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi mantém uma rotina de palestras sobre diversos temas. Nessa semana a enfermeira Ivanildes de Oliveira, Coordenadora do Programa de Combate a Leishmaniose, Doenças Transmissíveis (DT) e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST”s), ministrou palestra aos alunos do Colégio Estadual Vila Guaracy.

Ela esclareceu que a Leishmaniose, conhecida como Calazar, é transmitida pelo mosquito palha e que a fêmea se alimenta de sangue e o macho de materiais orgânicos. O mosquito pica o animal, que torna-se hospedeiro da doença. Na cidade, o animal mais propício a ser picado é o cachorro.

A enfermeira Ivanildes destacou aos alunos a importância da higienização dos quintais, pois o mosquito se prolifera ao encontrar lixo e materiais orgânicos. Ela ainda explicou que caso alguém seja contaminado pela Leishmaniose, tem o tratamento gratuito na Atenção Básica, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde. “O tratamento dura em média 30 dias, e é oferecido na Policlínica”, explanou completando que as crianças e os idosos estão mais suscetíveis à doença.

Sobre os animais, a enfermeira enfatizou que os donos de cães tem que levá-los ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para realizar o teste rápido, que tem 99% de segurança, e também colocar a coleira que impede a picada do mosquito.

A palestrante também orientou sobre a importância de evitar a criação de galinhas nos quintais, pois o galinheiro é um ambiente propício ao mosquito palha.

Tipos de Leishmaniose

Leishmaniose cutânea – afeta a pele. Ela forma feridas e úlceras na pele, e é a versão mais comum da leishmaniose. As feridas podem ser grandes e doloridas.

Leishmaniose mucocutânea – parecida com a versão cutânea, afeta com úlceras, além da pele, as mucosas e cartilagem. A boca e o nariz são afetados e esse tipo da doença pode causar sérias deformações faciais, podendo praticamente devorar os lábios, orelhas ou nariz por inteiro.

Leishmaniose visceral – é a versão mais perigosa das três. Ela causa úlceras nos órgãos internos do paciente. O baço, o fígado e a medula óssea são afetados e, se não tratada, esta condição leva a morte.

Sintomas:

Os sintomas são, descamação de pele, calombos no couro cabeludo, febre, aumento do baço e do fígado, redução da imunidade, fraqueza, diarreia, sangramento na boca e intestinos, perda de peso, palidez.