Os profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) I e Álcool e Drogas III estão participando nesta terça-feira, 19, de um seminário com o palestrante nacional, Domiciano Siqueira, com o tema Redução de Danos no consumo de drogas, que propõe articular toda a rede de atendimento, que inclui os CAPS, Hospital Regional de Gurupi, Unidades Básicas de Saúde e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), objetivando melhor atendimento aos usuários de álcool e drogas.

O palestrante destacou que para a redução de danos do uso de drogas é necessário investir cada vez mais nos critérios éticos, que é a modificação do ser, à partir de uma reflexão, uma sensibilização, com menos regras externas e mais confiança no sujeito. Com isso ele começará a enxergar um mundo diferente. “A nossa proposta é ética, ela depende da mudança individual. É cada um se modificando para gerar uma sociedade de bem-estar para todos, diferente de uma imposição moral”, argumentou.

O coordenador do Caps AD III, Marcus Vinicius Vieira destacou que o trabalho realizado com os dependentes químicos tem o foco na diminuição do consumo. “Se, por exemplo, o paciente faz uso de dez pedras de crack e diminui para a maconha, significa que já houve uma redução de dano, porque é uma droga menos agressiva”, exemplificou.

Atualmente o Caps AD III atende mais de 50 pacientes/dia. Alguns são submetidos ao atendimento intensivo, outros participam do acolhimento por 12 horas. Eles recebem atendimento médico e de uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, e outros.

Política da redução de danos

A política da redução de danos no consumo de drogas trabalha com várias ações como a distribuição de seringas para evitar doenças, orientação sobre os riscos de se consumir determinada substância, oferecimento de apoio psicológico, entre outras.

Heliana Oliveira /Secom