Após um bimestre trabalhando sobre diversos artistas e modalidades de expressões artísticas a Escola Municipal Ilsa Borges realizou nessa quarta-feira, 27, Mostra Cultural em que foram expostas pinturas em telas e em papel de releituras de artistas nacionais e internacionais, além de maquetes, colagens, cartões postais, desenhos denúncias e narrativas.

As obras foram realizadas pelos alunos dos 6° ao 9° anos, trabalhadas nas disciplinas de língua portuguesa e inglesa, e artes.

O coordenador pedagógico da Escola, Professor Audimar Dionizio, explica que essa exposição é uma das ações do Projeto Político Pedagógico da Escola, que contempla o grupo de linguagens e nesse contexto todas as produções realizadas culminaram nessa exposição. “Na arte, por exemplo, trabalhamos as cores e a partir daí nós entramos nos grandes pintores brasileiros e mundiais e depois de conhecer um pouco da história deles, escolhemos algumas obras para fazermos releituras, como a Abaporu, de Tarsila do Amaral; O Grito de Edvard Munch, Girassóis de Van Gogh e obras de Romero Brito”, destaca o professor completando que na parte de Português foram trabalhados temas da atualidade como suicídio, abuso sexual, gravidez na adolescência, bullying, drogas, aquecimento global, corrupção, e depois das discussões os alunos realizaram os desenhos denúncias.

O professor destaca que o envolvimento dos alunos é surpreendente. “Toda vez que se propõe uma metodologia ativa que coloca o aluno como construtor do seu próprio saber, além de se envolver de forma direta, terá maior facilidade de contextualizar a teoria na sua prática cotidiana. E é esse nosso objetivo, fazer com que o ensino se transforme num aprendizado significativo para que ele possa levar para a sua realidade e reinventar sua história”, expõe.

O aluno artista, Pablo Kaique Negre, que fez a releitura de Romero Britto, conta que desenhar é uma das suas atividades preferidas e com as aulas seu talento foi descoberto pelos professores, assim surgiu a ideia de fazer a releitura do artista que ele ainda não conhecia. Destaca ter gostado muito de pintar a tela e que pretende se aperfeiçoar. Pablo ainda comenta que também já pintou na pista de skate de Gurupi. Segundo ele, as aulas de artes, é uma das suas preferidas, pois é um momento em que pode colocar em prática seu talento e pretende conhecer mais artistas.

Marcos Vinicius Pina, que fez um desenho denúncia sobre suicídio, disse que decidiu fazer essa obra por já ter vivenciado de perto caso de depressão que quase culminou em suicídio. Segundo ele, um amigo havia perdido o prazer pela vida e sempre falava em tirar a própria vida. Ele comenta que a arte tem um papel muito importante pra si. “Eu amo desenhar. Quero me esforçar mais. A arte me ajuda a ser melhor, a ter mais ânimo e sei que por meio dela posso ajudar outras pessoas, pois nossos desenhos levam à reflexão”, comentou completando ser muito importante esses trabalhos porque muitos jovens vivem conflitos e esse envolvimento com a arte ajuda a se encontrar.

O diretor da Escola Ilsa Borges, Jonatas Gomes, destaca que essas atividades promovem a cultura dentro da unidade escolar e é uma oportunidade de descobrir novos talentos, e todas as atividades diferenciadas, que fogem do contexto tradicional de sala de aula, os alunos sempre se interessam mais, portanto, a Escola busca aplicar essas metodologias. “Às vezes temos alunos com certa dificuldade em uma determinada matéria e quando aplicamos essas metodologias eles se descobrem”, finalizou.

Para finalizar o evento o grupo Maromba, do curso de Educação Física do Centro Universitário Unirg, apresentou uma quadrilha junina.

Essa exposição também faz parte dos Projetos “Cultura e Arte por Toda Parte” e “Educa Gurupi”, implementados para incentivar a descoberta de novos talentos e fomentar o ensino aprendizado de maneira atrativa.