Pensando no incentivo à leitura e em chamar a comunidade para usufruir do espaço que a Biblioteca Pública Municipal de Gurupi Prof.ª Deusina Martins Ribeiro oferece, foi realizado no último dia 7, um encontro de um clube do livro formado por jovens estudantes. O objetivo do encontro foi promover discussões literárias.

De acordo com a bibliotecária Jessica Andrade Figueiredo, a iniciativa de receber o clube partiu da equipe da Biblioteca Municipal, que ao ficar sabendo da ação se propôs a apoiá-la com o intuito de fomentar a prática da leitura bem como fortalece-la.

“A atuação dos Clubes de leitura já existe na cidade, porém eles não recebem a devida visibilidade e importância. Então nos mobilizamos para recebe-los no espaço da Biblioteca. E foi excelente, a biblioteca é uma forte incentivadora da cultura e leitura e pretende expandir esses encontros para mais grupos nos próximos meses”, disse Jessica Andrade Figueiredo.

Outro aspecto importante, que ações como essa proporciona, é a difusão dos projetos que a Biblioteca Municipal já promove, como por exemplo aulas de pré-vestibular e semanas culturais.

“A iniciativa da biblioteca em apoiar a leitura conjunta é bastante louvável, foram muitos comentários positivos em relação ao encontro partindo dos demais componentes do clube, bem como a participação aumentou e foi bem mais produtivo, acredito que isso se deve ao ambiente”, afirmou a integrante do clube Luana Fernandes Ferraz.

Outras ações de incentivo à leitura já estão sendo planejadas e em breve serão divulgadas pela Biblioteca Municipal. “Queremos que a comunidade abrace novamente a Biblioteca e usufrua de seu espaço”, declara a bibliotecária Jessica Andrade Figueiredo.