Com o início do período chuvoso deve-se redobrar os cuidados para não haver criatórios para a reprodução do mosquito aedes aegypti e para repassar orientações, vistoriar quintais, a equipe de Combate a Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi realiza nesta quinta-feira, 25, o mutirão de limpeza no Jardim Tocantins I.

Durante as visitas os profissionais conversam com os proprietários repassando cuidados como manter as garrafas com a boca para baixo, caixas d”água tampadas, se tiver pneus, mantê-los perfurados para não acumular água, limpar as calhas das residências, as vasilhas que ficam embaixo dos vasos de plantas devem ser mantidas secas ou com areia, remover folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação da água.

Segundo a coordenadora de Endemias, Cristiane Neves, a gestão está trabalhando sempre no combate, mas o trabalho para ter sucesso necessita da colaboração da população que deve tirar uns minutinhos para cuidar dos quintais. Ela ainda enfatiza a importância de não haver resistência dos moradores para que os agentes façam o trabalho.

Dannyelle Costa, recebeu os agentes e comentou ser importante a visita. Reconheceu que as vezes esquece de vistoriar o quintal e essas visitas é como um “puxão de orelha” para ficar mais atenta.

Quem também aprova o trabalho é Ambrosia Aires que diz receber com muita satisfação os profissionais. O quintal dela estava totalmente limpo, sem nenhum possível criatório do mosquito e ressaltou que redobra os cuidados pois a mãe é acamada e não pode de maneira alguma correr o risco de ter dengue.

No Jardim Tocantins I a meta é visitar 663 imóveis. Essa é mais uma ação do Programa Saúde Humanizada que busca orientar a população e proporcionar uma saúde de qualidade.

Heliana Oliveira/Secom