Gurupi sedia nessa terça-feira, 06, a 6ª Reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR) Ilha do Bananal, composta pelos 18 municípios da região Sul do Tocantins. O encontro é uma oportunidade de discutir demandas do Sistema Único de Saúde com a meta de melhorar os serviços de saúde. Tem como objetivo constituir um canal permanente e contínuo de negociação e decisão entre os gestores municipais e o Estado para constituição de rede regionalizada, pactuando de forma consensual a definição das regras da gestão compartilhada do Sistema Único de Saúde (SUS), composta por representantes da SESAU – TO e de todos os secretários municipais de saúde da região Ilha do Bananal.

Cabe às CIR”s, a pactuação, organização e o funcionamento em nível regional das ações e serviços de saúde integrados na rede de atenção à saúde – RAS.

Durante a abertura do evento, o secretário municipal de Saúde de Gurupi, Gutierres Torquato, deu as boas-vindas a todos os gestores e destacou a importância do trabalho para o fortalecimento do SUS regional e a maturidade das discussões. “Conheço bem a realidade da nossa região e nos colocamos como parceiros de todos os municípios que integram a nossa regional”, destacou completando a relevância de oferecer um atendimento com dignidade aos usuários do SUS.

A representante do Estado que dirige os trabalhos na reunião, Marilene Coutinho, explanou que a reunião tem como meta principal formular as pactuações de indicadores para 2019, tanto em nível municipal como regional. “Esses indicadores de saúde são os que as secretarias necessitam trabalhar para alcançar, pois são preconizados pelo Ministério da Saúde”, enfatiza informando sobre a relevância da pactuação, pois se ela não for feita pode haver a suspenção de recursos.

Ela comenta que as metas são estabelecidas conforme os índices que o município apresenta. “A proposta é feita em cima dos dados que os municípios já apresentam e durante essas discussões, um indicador, ou, outro pode ser alterado, caso não concordem” explicou.

Heliana Oliveira