Com o objetivo de avaliar o ensino municipal e refletir sobre as metodologias aplicadas no processo de ensino aprendizado é que a Secretaria Municipal de Educação implantou nesse ano o Sistema de Avaliação Educacional de Gurupi (Saeg), aplicado aos alunos dos 5° e 9° anos da rede municipal, nos períodos matutino e vespertino.

Conforme a Coordenadora Pedagógica da Secretaria, Maria José da Glória, cerca de 976 alunos serão avaliados. E para ela essa prova é extremamente importante para avaliar se as crianças estão conseguindo assimilar os conteúdos e também treiná-las para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Os alunos respondem a 30 questões, sendo 10 de português, 10 de matemática e 10 de ciências naturais. Essa avaliação que é a primeira vez que está sendo aplicada, já consta no calendário escolar municipal e será aplicada três vezes por ano.

O secretário Municipal de Educação, Eurípedes Fernandes, destaca que avaliação permitirá traçar diagnóstico e criar estratégias de enfretamento de problemas que afetam a aprendizagem. Destaca também que a interpretação dos dados e dos resultados haverá contribuição para o processo de formação continuada dos profissionais da educação da rede municipal. “Devemos enxergar a avalição educacional como aliada, não como fiscalizadora, ela direciona, quais ajudas o professor necessita para aprimorar sua prática no cotidiano da sala”, explica.

O diretor da Escola Municipal Professora Ilsa Borges, Jonatas Barreto, lembra que antes os alunos já eram avaliados pelo Estado, por meio de uma prova aplicada pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc), mas a Secretaria Municipal elaborou mecanismos para fazer a própria avaliação, o que para ele, é um ganho para a rede para verificar o desempenho dos alunos. “Com essa avaliação poderemos observar como foi o rendimento do nosso aluno, para que voltemos o nosso trabalho para um rendimento cada dia melhor deles”, destaca completando que a Saeg vem também para preparar os alunos para a Prova Brasil, que é um dos mecanismos para as notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

A aluna do 5° ano da Escola Municipal Antônio Lino, Ana Karoliny Gonçalves, comentou que a prova estava difícil, mas gostou de fazê-la para medir os conhecimentos e também alertá-la de que precisa estar sempre estudando e revisando os conteúdos para melhor fixação do que é transmitido em sala de aula.