Na manhã desta quinta-feira, 28, o prefeito Laurez assinou o Termo de Cooperação com o Governo do Tocantins para o Programa TO ligado que visa fortalecer o uso das tecnologias nas escolas públicas. Gurupi foi contemplada pelo Programa e oito escolas serão beneficiadas.

O investimento para o Programa é do fundo não reembolsável para Educação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com o programa BNDES Educação Conectada. Mais de R$ 3,5 milhões serão destinados para mais tecnologia nas escolas do Tocantins. Além de Gurupi, Araguaína também foi beneficiada.

Os recursos do projeto, que será executado por um período de dois anos, serão destinados à aquisição de equipamentos de informática, à formação de professores nas áreas de Tecnologias da Informação e Comunicação Educacionais (TIC) e ao desenvolvimento de atividades pedagógicas mediadas por tecnologias.

Durante o lançamento, o prefeito Laurez Moreira explanou que Gurupi é uma cidade tecnológica e possui projeto em parceria com as três instituições de ensino superior e que incluem inclusive as crianças da rede municipal. “Temos um centro tecnológico de modelo aberto, que se aproxima da população”, disse destacando que esse novo projeto financiado pelo BNDES vai melhorar ainda mais o ensino tecnológico oferecido às crianças. “Sei da importância das novas tecnologias para o desenvolvimento de uma cidade e estamos sempre abertos a parcerias”, enfatizou.

Conforme a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, a iniciativa reforça as parcerias entre os entes federados, buscando avanços significativos para a Educação. “O fortalecimento do regime de cooperação entre Estado e municípios é fundamental para alcançarmos melhorias no ensino ofertado, bem como para o desenvolvimento do Tocantins como um todo”, destacou, contemplando que esse Programa trará grandes resultados.

O secretário municipal de Educação de Gurupi, Eurípedes Fernandes, explica que esse projeto visa apoiar a universalização do acesso à internet de qualidade e para assegurar as condições necessárias para a inserção da tecnologia para uso pedagógico e de gestão no dia a dia das escolas.

Eurípedes informa que as unidades beneficiadas são: Escola Municipal Agripino de Sousa Galvão, Escola Municipal Elizeu de Carvalho; Escola Municipal Vila Nova; Escola Municipal Odair Lúcio; Escola Municipal Prof.ª. Ilsa Borges Vieira; Escola Municipal Dr. Ulisses Guimarães; Escola Municipal Valnir Souza Soares e Escola Municipal Prof. Joel Ferreira Soares em que 2013 alunos serão assistidos pelo Programa.

O representante do BNDES, Conrado Leiras, destacou que a instituição tem como propósito promover o desenvolvimento sustentável e não tem como falar em desenvolvimento sem ter uma educação de qualidade. O edital foi lançado em abril de 2018 e Tocantins foi contemplado para ele, os resultados serão importantes e construídos em cima dos desafios que o Tocantins possui.