A pandemia do coronavírus e a diversidade de problemas que surgiram através dela, a necessidade do isolamento social como forma de proteção, trouxe para muitas famílias o impasse de como conseguir manter o seu sustento. Diante disso, a sociedade busca meios de superar tais dificuldades, e em Gurupi não é diferente, muitas ações de solidariedade tem sido realizadas para abrandar tantas adversidades.

A Paróquia Santo Antônio, iniciou uma campanha de doação de alimentos para ajudar famílias carentes. A secretaria paroquial da igreja está recebendo alimentos não perecíveis e conta com a colaboração da comunidade. Outras doações também são recebidas pela igreja, como roupas, brinquedos, calçados. Todas elas são direcionadas para pessoas que passam por necessidades socioeconômicas. A Paróquia está localizada no centro de Gurupi, na Avenida Maranhão, entre as Ruas 1 e 11. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (63) 3312-8247.

O padre Eldinei Carneiro, pároco da igreja Santo Antônio, deixou uma mensagem. “Essa pandemia representa também uma provação para todos nós, é um momento muito delicado que a humanidade passa e também as igrejas, mas temos que continuar lutando, batalhando, pois tudo isso vai passar, e tenho a certeza que tudo isso nos ajudará a refletir sobre o sentido da vida, sobre a nossa família, a importância que nós damos às pessoas, e outra certeza é que Deus está no controle de tudo”, alentou.

A Igreja São Judas Tadeu, localizada no Parque das Acácias, também está engajada nesta causa. Centenas de famílias carentes da comunidade recebem almoço, que é servido aos domingos, na igreja, no período de 10h e 11h. Devido a pandemia, o almoço está sendo distribuído em marmitas, respeitando todas as normas da vigilância epidemiológica, para que não haja aglomeração de pessoas, bem como mantendo toda a higiene necessária para a proteção das pessoas.

Segundo o celebrante da igreja São Judas Tadeu, Padre Domingos Maciel, os alimentos são adquiridos por meio das ofertas das missas, dízimo e mão de obra voluntária. Com a suspensão das missas, o projeto social conta agora com a colaboração da comunidade. “Aquelas pessoas que puderem fazer doações, de alimentos, de materiais de higiene pessoal e limpeza, podem entregar no endereço da igreja São Judas. Tudo será doado às pessoas carentes da nossa comunidade”, disse o padre Domingos.

Para saber mais e ajudar nesta causa entre em contato com a igreja por meio do telefone (63) 3351-2516.

Casa do Idoso

A Casa do Idoso de Gurupi continua recebendo doações da comunidade, que são essenciais para o atendimento aos abrigados. Mantimentos como fraldas geriátricas, produtos de higiene pessoal como prestobarba, shampoo e papel higiênico, e alimentos em geral podem ser doados e levados até a Casa.

As doações podem ser feitas 24 horas por dia. O telefone para informações sobre doações é o (63) 3313-1580. A Casa do Idoso de Gurupi fica localizada na Rua S-10, Quadra 24 do bairro Sol Nascente.

Ação Social

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social da Prefeitura de Gurupi continua prestando assistência às famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica por meio dos benefícios assistenciais eventuais, e está recebendo doações de roupas e calçados para serem doados às pessoas em situação de rua.

A diretora-geral de Assistência Social, Joenes Ramalho, explica como funciona o benefício eventual de alimentação. “Os Benefícios eventuais estão previstos em lei. Um dos mais solicitados é o de alimentação. Para solicitar é necessário estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, quando a pessoa não tem renda nenhuma ou possui renda insuficiente para as despesas básicas do seu grupo familiar. Gurupi já realizava esse atendimento, e com esse cenário da pandemia o atendimento continua sendo feito”, disse a diretora.

Outra ação que está sendo realizada é a distribuição de cestas básicas para os idosos que fazem parte do serviço de convivência familiar do Centro de Referencia em Assistência Social (CRAS).

Para saber mais sobre os benefícios assistenciais e para fazer doações entre em contato com a Secretaria de Trabalho e Assistência Social pelos números que seguem: Plantão Social: (63) 9 8158-6217; CRAS Nezinho Guida: (63)  9 9985-4056; CRAS Vila Nova: (63) 9 8403-3296; CREAS: (63)  9 98503-6776; Cadastro Único e Programa Bolsa Família: (63) 9 8414-3402; Para informações gerais, de segunda a sexta, das 8h às 14h: 3301-4318.

O secretário de Trabalho, Assistência Social e Proteção à Mulher de Gurupi, Dida Moreira ressaltou a importância de sermos solidários. “Vivemos um momento difícil, de mudança de rotina, e isso nos trouxe o desafio de adaptação, no qual somos obrigados a nos manter distantes, mas principalmente de fazermos prevalecer a solidariedade. Devemos pensar no próximo, nas dificuldades que cada um tem enfrentado e buscar ajudar. Cada pequena doação, cada incentivo faz uma enorme diferença na vida dos que precisam”, declarou.