Boletim COVID-19|

O Comitê Gestor de Prevenção ao Coronavírus de Gurupi informou que até às 14h desta quinta-feira, 24, foram confirmados 33 novos casos de Covid-19 na cidade. São 16 resultados divulgados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), e 17 de testes rápidos. Testaram positivo para o vírus, 14 mulheres com idades entre, 09 meses e 80 anos; e 19 homens com idades entre, 13 e 69 anos. A taxa de recuperação de Covid-19 nesta quinta-feira é de 79,7%, enquanto 19 % dos casos estão em tratamento.

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde informou a alta de 30  mulheres e 36 homens, que estavam em tratamento assistidos pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foram realizados 25 testes Swab, enviados para o Laboratório Central do Estado (Lacen), em 14 mulheres com idades entre 16 e 69  anos; e em 10 homens com idades entre 21 e 79 anos. Também foram realizados cinco testes rápidos, sendo que quatro pessoas testaram positivo.

No Centro de Triagem,  oito pessoas foram submetidas aos testes Swab, sendo sete mulheres, entre 02 e 49 nos; e um  homem de 32 anos;. Realizaram os testes rápido, 11 pessoas e todas tiveram resultado negativo.

Nas barreiras sanitárias, 10 mulheres, entre  22 e 67  anos; e cinco homens, entre 16 e 42 anos, coletaram material para os testes Swab.

Na ação domiciliar, uma mulher de 77 anos coletou material para o exame Swab e 36 pessoas testaram negativo para o vírus após realização do teste rápido.

Em um hospital da rede privada, foi coletado material para o teste Swab em dois homens de 23 e 59 anos e em três mulheres, entre 31 e 81 anos.

Em laboratório particular, 13 pessoas testaram positivo para o vírus após realização de teste rápido.

Confirmação de óbito

No dia 24 de agosto uma mulher de 78 anos obteve resultado positivo para Covid-19 após realização de exame em um laboratório particular. No dia 02 de setembro ela procurou um hospital particular com falta de ar e outros sintomas. Ela era diabética, hipertensa e teve outras complicações durante o período de internação. Faleceu no dia 19 de setembro.

Gurupi contabiliza nesta quinta-feira, 10.668 casos descartados, 116 suspeitos, 3.468 confirmados, destes, 2.766 (79,7%) pessoas estão recuperadas, 658 (19%) estão em tratamento, e 44 (1,3%) óbitos.

Internações

Estão internados na UTI-Covid do Hospital Regional de Gurupi quatro homens de 42, 63, 75 e 80 anos. Na ala clínica-covid estão três mulheres 32, 67 e 73 anos, e um homem de 57 anos.

De acordo com o relatório de ocupação covid-19 na UPA, há um total de 10 leitos intermediários e 03 leitos de suporte ventilatório. Duas mulheres de 62  e 69 estão em observação e outra pessoa aguarda leito em UTI da rede estadual.

Confiram Boletim Completo

Recomendações

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão principalmente aos grupos de risco. O esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo coronavírus. Dessa forma o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.