Boletim COVID-19|

O Comitê Gestor de Prevenção ao Coronavírus de Gurupi informou que até às 14h desta sexta-feira, 16, foram confirmados mais nove casos de Covid-19 na cidade. Foram oito testes Swab  informados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), e um teste rápido por laboratório particular. Testaram positivo seis mulheres com idades entre 29 e 85 anos de idade; e três homens com idades entre 35 e 40  anos. A taxa de recuperação de Covid-19 nesta sexta-feira é de 93,7% enquanto 5% dos casos estão em tratamento.

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde informou a alta de 10 mulheres e 15 homens que estavam em tratamento assistidos pelas Unidades Básicas de Saúde. Foi informada a alta hospitalar de um homem de 51 anos.

Não foi informada a quantidade de exames enviados ao Laboratório  Central do Estado devido mudança de horário de transporte das amostras.

Em  laboratório particular uma pessoa testou positivo após realização de teste rápido.

Gurupi contabiliza nesta sexta-feira, 12.625 casos descartados, 22 suspeitos, 3.938 confirmados, destes 3.690 (93,7%) das pessoas estão recuperadas, 197 (5%) estão em tratamento e 51 (1,3%) óbitos.

Internações

Na UTI-Covid  do Hospital Regional de Gurupi permanecem internados dois homens de 69 e 80 anos.

De acordo com o relatório de ocupação covid-19 na UPA, há um total de 10 leitos intermediários e 03 leitos de suporte ventilatório.

Confira o Boletim  Completo

Recomendações

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão principalmente aos grupos de risco. O esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo coronavírus. Dessa forma o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.