A Força tarefa de fiscalização da Prefeitura de Gurupi divulgou o balanço das ações realizadas no mês de abril. Foram quase 2 mil estabelecimentos que receberam orientações técnicas e cerca de 150 aglomerações suspensas durante este período. Objetivo é combater o avanço de casos da Covid-19 na cidade.

Os órgãos integrados da fiscalização municipal são: Vigilância Sanitária, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Departamento de Posturas, Diretoria de Meio Ambiente e Agência Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT) de Gurupi. A ação também conta com a parceria de órgãos estaduais: Polícia Militar (PM), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, DETRAN e PROCON.

Números

Segundo os dados da fiscalização, foram 1.926 estabelecimentos que receberam orientações técnicas e inspeções de rotina; 148 aglomerações em casas, chácaras e áreas de lazer suspensas por meio de orientações preventivas; 24 notificações em estabelecimentos comerciais; 06 multas de infração, sendo 02 bares fechados por falta de regularização de funcionamento e 01 Hotel por promover festa clandestina no interior do estabelecimento. Foram lavrados 04 Termos Circunstanciados de Ocorrência por festas clandestinas em residências conforme delito previsto no Código Penal Brasileiro (Art.268).

Equipe de fiscalização municipal em parceria com a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros

Segundo o coordenador da fiscalização municipal, Sargento Jenilson, foram realizadas coberturas de fiscalização em todas as regiões da cidade e também no povoado Trevo da Praia, com abordagens preventivas e orientações técnicas durante todo o mês de abril. Jenilson afirma que o município tem investido na ampliação da fiscalização com a integração de mais fiscais e implementação de recursos tecnológicos como drones e câmeras de segurança, mas alerta que a população precisa fazer sua parte.

“Foram muitas aglomerações em festas clandestinas realizadas em residências, chácaras e outros locais de lazer. Isso nos chamou muito a atenção e nos deixa muito preocupados”, comentou sargento Jenilson, lembrando que somente na última sexta-feira (30), foram seis festas clandestinas interrompidas pelos fiscais em Gurupi.

Disque Denúncia

O gurupiense que observar irregularidades no cumprimento das normas de restrição, pode denunciar pelos seguintes canais: Ouvidoria – 3315-0077 (whatsapp), de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas; Disque Covid (63) – 9-9206-5245 (whatsapp), disponível 24 horas; e ainda no Disque Denúncia do Ministério Público Estadual (MPE) -127.