Boletim COVID-19|

Compartilhe:

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi informou que até às 14 horas desta quarta-feira, 03, foram confirmados 71 novos casos de Covid-19 na cidade. Testaram positivo, 35 mulheres com idades entre 16 e 81 anos; e 36 homens com idades entre 13 e 68 anos.

 

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foram realizados 37 exames swab enviados ao Lacen, em 16 homens com idades entre 15 e 75 anos, e em 21 mulheres entre 11 e 90 anos. Uma pessoa recebeu diagnóstico negativo para o vírus após realização de teste rápido.

 

No Centro de Triagem, 34 homens entre 01 e 75 anos e 43 mulheres entre 10 e 75 anos coletaram material para o teste swab.

 

Em um hospital da rede privada quatro homens entre 19 e 60 anos e sete mulheres entre 07 e 49 anos realizaram o teste swab.

 

No Hemonúcleo de Gurupi duas mulheres de 24 anos coletaram material para o teste swab.

 

 

Confirmação de óbito

 

Um homem de 72 anos que estava internado no Hospital Regional Gurupi (HRG), com diagnóstico de Insuficiência respiratória aguda, pneumonia, hipertensão e acidente vascular encefálico, foi confirmado positivo para covid-19 no dia 27 de fevereiro. Estava em tratamento, mas não resistiu e no dia 01 de março morreu.

 

Gurupi contabiliza nesta quarta-feira, 22.771 casos descartados; 386 casos suspeitos; 6.683confirmados, destes 6.123 (91,6%) pessoas estão recuperadas, 468 (7%) estão em tratamento, e 92 (1,4%) vieram a óbito.

 

 

Internações

 

Na UTI de um hospital particular estão em tratamento três homens entre 36 e 66 anos.  Na ala clínica da mesma unidade, dois homens de 38 e 59 anos e uma mulher de 44 anos estão sob os cuidados da equipe médica.

 

Na UTI-Covid do Hospital Regional de Gurupi sete homens entre 29 e 80 anos e oito mulheres entre 62 e 79 anos.

 

Na ala clinica-covid, cinco homens entre 27 e 80 anos, e quatro mulheres entre 39 e 100 anos estão sob os cuidados da equipe médica.

 

Na Upa três homens entre 42 e 81 anos e duas mulheres de 52 e 71 anos estão em observação. Além de duas mulheres de 11 e 31 anos e um homem de 75 anos estão em observação com suspeita de estarem com o vírus.

 

Você pode conferir a taxa de ocupação dos hospitais do estado clicando aqui.

 

Recomendações

 

 A Secretaria Municipal de Saúde reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão principalmente aos grupos de risco e alerta sobre a importância da higienização das mãos com água e sabão, uso do álcool 70%, uso da máscara.

 

Ressalta que esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo coronavírus. Dessa forma o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.

 

Disque Denúncia

 

O gurupiense que observar irregularidades no cumprimento das normas de restrição, aglomerações, desrespeito ao distanciamento social e ao decreto publicado pela prefeitura pode denunciar pelos canais: 3315-0077, de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas; e (63) 9-9206-5245 – WHATSAPP, disponível 24 horas; e ainda pelo disk denúncia do Ministério Público Estadual (MPE) -127.

 

 

Vacinação

 

Até às 14h desta quarta-feira a coordenação de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi informou que 3.827 pessoas já foram vacinadas.

 

Já receberam a dose, idosos abrigados na Casa do Idoso, profissionais da Casa do Idoso, profissionais da saúde que estão na linha de frente à pandemia, idosos acima de 80 anos e idosos acamados ou com dificuldade de locomoção. E já está sendo aplicada a segunda dose da vacina.

 

Atualmente o horário de vacinação contra Covid-19 é das 7 às 13 horas, podendo ser ampliado conforme a demanda da vacinação. As doses estão sendo aplicadas na Policlínica e UBS do setor Sol Nascente, lembrando que com a chegada de mais doses novos pontos de vacinação serão abertos.  Quem for vacinar deve levar cartão de vacinação, cartão SUS e CPF.

 

Comments are closed.

Close Search Window