Por Débora Ciany – Ascom Semeg

Esta quarta-feira, 04, foi dia de renovação do conhecimento para mais de 250 professores da educação infantil, além de coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais da rede municipal de ensino de Gurupi. A Prefeitura por meio da Secretaria Municipal da Educação de Gurupi (SEMEG), realizou uma formação voltada aos educadores que atuam nas séries iniciais.

Com o tema ‘Aprendizagens Essenciais na Educação Infantil‘, o evento online contou com a palestra da renomada pedagoga, Juliana Merij Mário Macedo que atua há mais de 28 anos na área pelo Estado do Mato Grosso. A sala virtual foi aberta pela Secretária Municipal da Educação de Gurupi, Amanda Costa.

“Um dos nossos maiores gargalos hoje, dentro da educação infantil, é promover o aprendizado do aluno, sem distorções, ou seja, na idade correta. É um nível no qual não trabalhamos só com a pré-alfabetização, mas com a coordenação motora fina, com a lateralidade, com o espaço da criança, o autocuidado. Criança não vai para a creche ou Cemei só ser cuidada, ela vai para ser educada”, explicou a Secretária, afirmando ser esse um parâmetro desafiador.

De acordo com o diretor de gestão pedagógica da SEMEG, Jônatas Barreto, a formação elencou questões norteadoras.  “Quais são as habilidades, o que deve ser trabalhado com o aluno para que haja um desenvolvimento significativo, o processo individual de aprendizagem, qual é o nosso foco, para onde devemos direcionar nossa energia estão entre as questões suscitadas e que devemos buscar respostas contínuas levando-se em consideração que o ciclo do processo de alfabetização é duradouro” destacou Barreto. Ainda segundo ele, os ensinamentos repassados durante a formação podem render resultados promissores ao se tornarem efetivos na vivência em sala de aula e se refletirem na melhoria dos indicadores educacionais da segunda fase.

Palestrante

A principal atividade na programação da formação foi a palestra ministrada pela pedagoga mineira Juliana Merij Mario Macedo. Ela abriu uma espécie de mesa virtual para debate e reflexão em torno do tema. Juliana é pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Docência do Ensino Superior, sua vasta experiência em sala de aula forneceu um rico conteúdo para a formação.