Boletim COVID-19|

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi informou que até às 14 horas desta segunda-feira, 21, foram confirmados 49 novos casos de Covid-19 na cidade. Testaram positivo, 23 mulheres, com idades entre 01 e 93 anos; e 26 homens, com idades entre 04 e 62 anos.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foram realizados cinco testes rápidos, todos com resultados negativos. Para o Lacen foram enviadas 52 amostras para a realização de testes swab, em 34 homens, com idades entre 08 e 80 anos; e em 18 mulheres, as idades não foram informadas.

Na Unidade Básica de Saúde (UBS) Sol Nascente foram realizados 88 testes swab, em 35 homens, com idades entre 01 e 57 anos; e em 53 mulheres, com idades entre 02 e 77 anos. Foram feitos dois testes rápidos, ambos tiveram resultados negativos.

No Centro de Triagem foram feitos dois testes swab, em uma mulher de 33 anos, e em um homem de 16 anos.

No Hospital Unimed foram realizados quatro testes swab, em três homens, de 13 a 57 anos, e em uma mulher de 42 anos.

Gurupi contabiliza nesta segunda-feira, 34.476 casos descartados; 197 suspeitos; 11.993 confirmados, destes 9.925 estão recuperados, casos ativos com risco de transmissão somam 815, e 226 pessoas faleceram.

Internações

Na UTI-Covid do Hospital Unimed estão internados 03 homens, entre 54 e 64 anos. Na ala Clínica-Covid estão duas mulheres, de 50 e 55 anos.

No Hospital Santa Catarina estão em tratamento três homens, de 37 a 56 anos, e duas mulheres de 54 e 57 anos.

Na UPA, confirmados com o vírus, estão três homens, de 35 a 85 anos, e duas mulheres de 51 e 84 anos. Já em observação, com suspeita da doença, está um homem, de 47 anos.

No Hospital Regional de Gurupi, na UTI-Covid estão internados 21 homens, com idades entre 20 e 74 anos; e 15 mulheres com idades entre 27 e 75 anos. Na ala Clínica estão 12 homens, de 26 a 71 anos, e nove mulheres, de 02 a 88 anos.

Recomendações

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão, principalmente aos grupos de risco, e alerta sobre a importância da higienização das mãos com água e sabão, uso do álcool 70%, e uso da máscara.

Ressalta que o esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo Coronavírus. Dessa forma, o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.

Disque-Denúncia

O gurupiense que observar irregularidades no cumprimento das normas de restrição, aglomerações, desrespeito ao distanciamento social e ao decreto publicado pela prefeitura pode denunciar pelos canais: 3315-0077, de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas; e ainda pelo disque denúncia do Ministério Público Estadual (MPE) -127.

Retificação

Retificamos a informação do total de casos confirmados de Covid-19 do boletim deste domingo (20), no qual foi informado que somavam 11.994 casos. O número correto do total de casos deste domingo é 11.944.