Boletim COVID-19|

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi (SEMUS) informou que até às 12 horas desta sexta-feira, 27, foram confirmados 07 novos casos de Covid-19 na cidade. Testaram positivo 02 homens, de 22 e 34 anos; e 05 mulheres, entre 21 e 73 anos.

Foram feitos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) 19 testes swab em 06 homens, com idades entre 20 e 65 anos, e em 13 mulheres, entre 17 e 57 anos.

Na UBS Nova Fronteira foram realizados 10 testes swab em 03 homens, de 26 e 34 anos, e 07 mulheres entre 08 e 44 anos.

No Centro de Triagem, 14 pessoas fizeram testes swab, sendo 03 homens com idades entre 35 e 70 anos, e 07 mulheres entre 18 e 74 anos.

Gurupi contabiliza nesta sexta-feira, 40.139 casos descartados; 106 suspeitos; 14.910 casos confirmados, destes 10.655 estão recuperados, casos ativos com risco de transmissão somam 256 e 268 pessoas faleceram.

Internações

Na UTI do Hospital Unimed, 01 mulher de 65 anos continua em tratamento.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA – 24 horas) não há ninguém em tratamento no momento.

No Hospital Santa Catarina está internada, em tratamento, uma mulher de 69 anos.

Vacinômetro

A coordenação de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi informou que até às 12 horas desta sexta-feira, foram aplicadas 68.554 doses da vacina contra a Covid-19.

Recomendações

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão, principalmente aos grupos de risco, e alerta sobre a importância da higienização das mãos com água e sabão, uso do álcool 70%, e uso da máscara.

Ressalta que o esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo Coronavírus. Dessa forma, o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.

Disque-Denúncia

O gurupiense que observar irregularidades no cumprimento das normas de restrição, aglomerações, desrespeito ao distanciamento social e ao decreto publicado pela prefeitura pode denunciar pelos canais: 3315-0077, de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas. E ainda pelo disque denúncia do Ministério Público Estadual (MPE) -127.