A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi (SEMUS) informou que até às 12 horas deste domingo, 01, foram confirmados 36 novos casos de Covid-19 na cidade. Testaram positivo 21 homens, de 14 a 43 anos; e 15 mulheres, de 19 a 67 anos.
Em farmácias e laboratórios particulares foram realizados 45 testes para o diagnóstico do vírus e todos resultaram em negativo.
Gurupi contabiliza neste domingo, 38.606 casos descartados; 226 suspeitos; 14.176 casos confirmados, destes 10.556 estão recuperados, casos ativos com risco de transmissão somam 572, e 258 pessoas faleceram.
Internações
Na UTI-Covid do Hospital Regional de Gurupi (HRG) estão internados 39 pacientes; na Ala Clínica Covid estão 20 pacientes. Os sexos e idades dos pacientes não foram informados.
Na UTI-Covid do Hospital Unimed estão em tratamento um homem, de 70 anos, e três mulheres, de 73 e 82 anos. Na Ala clínica, dois homens, de 25 e 45 anos, recebem os cuidados médicos.
Na Unidade De Pronto Atendimento (UPA) duas mulheres, de 25 e 67 anos, estão em tratamento.
Recomendações
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão, principalmente aos grupos de risco, e alerta sobre a importância da higienização das mãos com água e sabão, uso do álcool 70%, e uso da máscara.
Ressalta que o esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo Coronavírus. Dessa forma, o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.
Disque-Denúncia
O gurupiense que observar irregularidades no cumprimento das normas de restrição, aglomerações, desrespeito ao distanciamento social e ao decreto publicado pela prefeitura pode denunciar pelos canais: 3315-0077, de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas. E ainda pelo disque denúncia do Ministério Público Estadual (MPE) -127.


