Débora Ciany – Ascom Semeg

Depois de um longo período de estudos online, e com roteiros impressos de atividades, alunos da rede municipal da Educação de Gurupi terão o conhecimento testado. Está marcada para sexta-feira,17, a aplicação de provas de língua portuguesa e matemática que farão parte de um simulado para avaliar os impactos da pandemia no aprendizado com o ensino remoto. Os testes ainda serão preparatórios para a prova do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) prevista para novembro deste ano.

Os cadernos de provas estão sendo montados pelas equipes de gestão pedagógica da Secretaria Municipal da Educação de Gurupi (SEMEG). O conteúdo, em formato de questionário, traz questões de múltipla escolha e é voltado para alunos do 5º e do 9º ano do ensino fundamental. “Inicialmente é um diagnóstico de como os nossos alunos estão neste momento, porque retornamos de quase 500 dias de aulas não presenciais, então é preciso que nós entendamos qual é o nível de conhecimento que esses alunos estão neste momento para que possamos entrar, posteriormente com intervenção”, explicou Amanda Costa, secretária da Educação de Gurupi.

Ainda conforme a gestora da educação, o simulado deve alcançar 28 turmas de alunos do 5º ano e outras 14 turmas de estudantes que estão no 9º ano. “Esperamos que todos esses estudantes dessas séries possam participar dessa avaliação, e assim, nós possamos identificar onde é que nosso trabalho precisa ser mais efetivo”, disse.

Prevenção

Mais de mil alunos devem passar pela avaliação que será aplicada em um único dia. De acordo com Jhonata Moreira, secretário executivo da SEMEG, todos os cuidados preventivos contra a Covid-19 estão sendo adotados. “Em média são no máximo duas dessas turmas por escola que contam geralmente com cinco a dez salas de aula, possibilitando o espalhamento e a divisão desses estudantes para que não haja nenhum tipo de aglomeração e o máximo de segurança possível. Portanto, é seguro os pais ou responsáveis mandarem esses alunos para escola nesse dia D de avaliação SAEG”, ainda segundo o secretário executivo, a sexta-feira é dia de plantão pedagógico para os alunos que estão acompanhando aulas remotas, e não há a presença de estudantes nas salas de aula.