Por Leilane Macedo – Secom Gurupi

Buscando atender às demandas dos agricultores familiares e pequenos produtores da zona rural de Gurupi, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, está viabilizando o transporte e distribuição de calcário. A ação iniciou nesta terça-feira, 14, pela região do P.A Vale Verde.

Segundo o diretor de Agricultura e Pecuária, Fabiano Cordeiro Silva, a iniciativa visa reduzir o custo dos pequenos produtores com o frete do calcário. “Eles utilizam o calcário no intuito de diminuir a acidez dos solos e consequentemente proporcionar a melhoria da sua fertilidade para as culturas; e o frete, muitas vezes, é mais caro que o próprio produto, por isso estamos auxiliando neste transporte”.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Pedro Dias, destaca a importância do calcário para a correção do solo. “O alicerce para impulsionar o processo da nossa agropecuária passa pela correção da acidez de nossos solos, onde devem ser aplicados calcários neste momento, que antecede os três meses antes do plantio, durante a safra 2021/2022. O calcário age melhorando assim a produtividade das culturas, trazendo mais qualidade aos alimentos, que vão beneficiar também os alunos das escolas municipais através dos Programas do Governo Federal, como o PNAE, PAA, entre outros”, destacou Pedro Dias.

A ação vai percorrer todas as regiões da zona rural de Gurupi. Os pequenos produtores, agricultores familiares e associações rurais que tenham interesse no transporte do calcário, podem procurar a Diretoria de Agricultura e Pecuária, que fica no Centro Administrativo da Prefeitura de Gurupi, saída para Peixe, ou ligar no (63) 3301-4337. “É importante destacar que a Prefeitura faz apenas o transporte do calcário, que deve ser adquirido pelo produtor”, frisou Fabiano Cordeiro Silva.