Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

Com o objetivo de garantir a comercialização de produtos de origem animal, entre eles o leite e seus derivados, dentro das normas de controle sanitário, uma equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente realizou uma blitz educativa. A ação, que aconteceu na Feira do Produtor nesta quinta-feira (14), foi no sentido de reforçar a adesão ao Selo de Inspeção Municipal (SIM).

Segundo o veterinário e inspetor sanitário, Douglas Henrique Morais, a blitz sanitária foi de caráter educativo sobre a produção, industrialização e comercialização do leite e seus derivados. “Orientamos os feirantes sobre a adesão aos serviços de inspeção municipal, estadual ou federal, que o produto esteja de acordo com a legislação local e federal para que eles possam comercializar seus produtos sem agravos à saúde pública e que também possam aumentar seu leque de vendas na cidade”, explicou.

Ainda segundo Douglas, a ação tem sido contínua e, com isso, a adesão ao selo tem sido positiva. “É uma abordagem constante que fazemos, e os comerciantes tem aparecido para fazer a inspeção. Estamos facilitando, ajudando, prestando consultoria técnica pela Prefeitura com engenheiro agrônomo, veterinário, técnico em agropecuária e a adesão ao selo tem sido muito boa. Hoje, por exemplo, todos os leites e derivados comercializados nesta feira estão devidamente inspecionados e com o selo”, disse.