Geral|

Compartilhe:

Por Heliana Oliveira – Secom Gurupi

 

Logo no primeiro horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde, Priscila da Silva, mãe dos gêmeos Felipe e Fernando, de 08 meses, fez questão de ir à UBS Sol Nascente, verificar as cadernetas de vacinação dos bebês,  garantir a atualização das vacinas, além de realizar a pesagem dos meninos para o Programa Bolsa Família. “Uma ação muito importante e quis vir logo no início da manhã”, relatou.

 

Quem também já quis garantir nas primeiras horas da manhã a atualização da caderneta da filha foi a Rosane Amaral, que levou ao posto de saúde a filha, Mariana Amaral, de 11 anos, que recebeu as doses da gripe, HPV e Meningo. “É importante os pais trazerem os filhos porque a vacina é uma prevenção eficaz que temos”, disse.

 

Hyago Henrique de Azevedo, de 10 anos, acompanhado pelos avós foi o primeiro a chegar à UBS Sol Nascente, para tomar a dose da gripe, Mesmo com receio da agulha disse ser importante tomar a dose.

 

 

Neste sábado, 23, as 15 Unidades Básicas de Saúde estão abertas para aplicar as doses contra Hepatite B, Pólio Inativada, VOP Sabin, Penta, Rotavirus, Meningo C, Pneumo 10, Febre Amarela, Tríplice Viral, DTP, Hepatite A, Varicela e Influenza, às crianças de 0 a 7 anos; e para os menores de 7 a 15 anos estão sendo ofertados os imunizantes contra Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice Viral, DT, ACWY, HPV, dTpa e Influenza.

 

O secretário municipal de Saúde, Vânio Rodrigues, comentou que foram mobilizadas todas as salas de vacinas das 15 Unidades Básicas de Saúde da cidade para garantir a atualização das cadernetas de vacinação das crianças de 0 a 15 anos. “É importante esta ação de Multivacinação para garantirmos a saúde dos menores, e queremos deixar o alerta aos pais que a vacina é uma das maneiras eficazes de garantir a prevenção de diversas doenças”, explanou.

 

A meninada que foi às unidades de saúde teve contato com diversos personagens das histórias infantis, super-heróis como o Super Homem, além do recebimento de balões, balas e pirulitos. Caracterizado de Super Homem, o enfermeiro Carlos Alberto, disse que é importante levar o lúdico às crianças nesse momento, passando confiança e deixando a mensagem que a vacina tem que ser tomada para manter a saúde.

 

Além da multivacinação também está sendo realizada a  pesagem do programa Bolsa Família. O Coordenador dos Agentes Comunitários de Saúde, Edson Cardoso, lembra que o Peso do Bolsa Família é obrigatório para os beneficiários do Programa.

 

Comments are closed.

Close Search Window