Geral|

Compartilhe:

Por Heliana Oliveira – Secom Gurupi

 

 

Uma das discussões realizadas neste segundo dia da 7ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (Sicteg On) foi sobre o lixo, no 4º Fórum Municipal Lixo & Cidadania, que tem caráter permanente de discussão, sensibilização, capacitação e apoio técnico para a gestão de resíduos.

 

O Fórum busca articular todas as instituições, governamentais, não governamentais, de caráter acadêmico e de representação social necessárias a uma adequada orientação e fortalecimento de ações na área de gestão de resíduos, para que sejam desenvolvidas de forma integrada, descentralizada e participativa.

 

No evento foram discutidos os temas “Logística Reversa. Oportunidades e Desafios na Gestão de Resíduos Sólidos, com a palestrante Carla Colares, Doutora em Química e docente da Universidade Federal do Tocantins (UFT); Plano Municipal de Resíduos Sólidos, com o Diretor de Meio Ambiente de Gurupi, Diego Rocha; e Fórum do Lixo – Case – Cooperativa de Resíduos – COOPRE, com o Doutor Jandislau Lui.

 

 

Durante o Fórum, Diego destacou ser extremamente importante levar a discussão sobre o lixo à comunidade acadêmica. Segundo ele, a Prefeitura busca destacar o trabalho que vem realizando neste sentido, apontando caminhos, os projetos em andamento, fazendo isso de maneira coordenada para que a comunidade tenha acesso, transparência e possa colaborar.

 

Ele apresentou algumas metas do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Gurupi que já foram realizadas como: criação e otimização das opções de coleta seletiva na cidade; maior visibilidade aos pontos de recepção de recicláveis por meio das mídias; parceria para viabilizar a participação da Associação de Catadores na coleta seletiva; realização de 100% da coleta dos resíduos sólidos domiciliares; realização de 100% da coleta dos volumosos gerados continuamente e direcionados para a Cooperativa de catadores, entre outras.

 

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Pedro Dias, pontuou que este é um momento ímpar de convidar a sociedade a participar destas discussões e chamar cada um à responsabilidade, porque o lixo é uma questão que envolve a todos da sociedade.

 

 

Pedro Dias lembra que desde 2013 o município vem tentando desenvolver este trabalho e que em alguns momentos houve uma desaceleração, mas agora acredita que com o apoio da Prefeita Josi Nunes, a consciência que ela tem da importância sobre a destinação dos resíduos, do cumprimento da lei, vai proporcionar oportunidades para implementação dos projetos. “Está havendo uma evolução muito importante. Pela primeira vez a Prefeitura firmou a parceria com a Cooperativa de Catadores que foi criada em 2013 e isso é um sinal muito importante de evolução”, ressaltou.

 

Participação do Município

 

A programação da 7ª Sicteg continua até esta sexta-feira, 22, com a participação da Prefeita Josi Nunes no Painel ‘Fala Município de Gurupi’, às 16h. 

 

O Comitê abrange os municípios de Alvorada, Cariri, Figueirópolis, Gurupi, Jaú do Tocantins, Sucupira, Peixe e Talismã, todos banhados pelas águas dos rios Santo Antônio e Santa Tereza, defenderá os interesses dos atores na área de sua abrangência.

Comments are closed.

Close Search Window