Por Heliana Oliveira – Secom Gurupi
Uma das discussões realizadas neste segundo dia da 7ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (Sicteg On) foi sobre o lixo, no 4º Fórum Municipal Lixo & Cidadania, que tem caráter permanente de discussão, sensibilização, capacitação e apoio técnico para a gestão de resíduos.
O Fórum busca articular todas as instituições, governamentais, não governamentais, de caráter acadêmico e de representação social necessárias a uma adequada orientação e fortalecimento de ações na área de gestão de resíduos, para que sejam desenvolvidas de forma integrada, descentralizada e participativa.
No evento foram discutidos os temas “Logística Reversa. Oportunidades e Desafios na Gestão de Resíduos Sólidos, com a palestrante Carla Colares, Doutora em Química e docente da Universidade Federal do Tocantins (UFT); Plano Municipal de Resíduos Sólidos, com o Diretor de Meio Ambiente de Gurupi, Diego Rocha; e Fórum do Lixo – Case – Cooperativa de Resíduos – COOPRE, com o Doutor Jandislau Lui.
Durante o Fórum, Diego destacou ser extremamente importante levar a discussão sobre o lixo à comunidade acadêmica. Segundo ele, a Prefeitura busca destacar o trabalho que vem realizando neste sentido, apontando caminhos, os projetos em andamento, fazendo isso de maneira coordenada para que a comunidade tenha acesso, transparência e possa colaborar.
Ele apresentou algumas metas do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Gurupi que já foram realizadas como: criação e otimização das opções de coleta seletiva na cidade; maior visibilidade aos pontos de recepção de recicláveis por meio das mídias; parceria para viabilizar a participação da Associação de Catadores na coleta seletiva; realização de 100% da coleta dos resíduos sólidos domiciliares; realização de 100% da coleta dos volumosos gerados continuamente e direcionados para a Cooperativa de catadores, entre outras.
O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Pedro Dias, pontuou que este é um momento ímpar de convidar a sociedade a participar destas discussões e chamar cada um à responsabilidade, porque o lixo é uma questão que envolve a todos da sociedade.