Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

Fotos: Lino Vargas – Secom Gurupi

Com o objetivo de aproximar os serviços públicos da comunidade, principalmente nos distritos mais afastados do centro da cidade, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), levou uma série de atendimentos aos moradores do bairro Cidade Industrial. A ação foi realizada na manhã desta segunda-feira (25), na Escola Municipal Elizeu de Carvalho.

O mutirão contou com vacinação contra Covid-19, oferecendo aplicação de primeira e segunda dose, além de dose de reforço para idosos com mais de 60 anos de idade (que completaram seis meses da segunda dose). Também houve multivacinação para atualização da caderneta de vacina para crianças e adolescentes de 0 a 15 anos. Adultos com necessidade de atualização do esquema vacinal também puderam receber imunizantes de rotina.

Além de vacinação, os moradores contaram com serviços do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Foram oferecidos castração para cães e gatos, vacinação antirrábica, teste de leishmaniose, e orientação veterinária para tirar dúvidas dos moradores sobre os pets. Outro serviço disponível na ação foi o de pesagem do programa Bolsa Família, que é obrigatório para os beneficiários do Programa.

Ação disponibilizou Vacinação Covid e de rotina aos moradores (foto: Lino Vargas)

O diretor de Vigilância e Proteção à Saúde de Gurupi, Marcus Teixeira Marcolino, explicou que o objetivo foi levar até o Industrial o serviço de multivacinação realizado no último sábado (23), além dos outros serviços. “Esperamos que com esse trabalho consigamos fazer uma cobertura vacinal na área e evitarmos novos contágios aqui na região. A distância é um fator que acaba atrapalhando a vacinação e devido a isso trouxemos até eles os atendimentos”, disse.

A presidente do bairro Cidade Industrial, Niele Barroso, aprovou a ação e enalteceu a iniciativa de atender a comunidade que fica a cerca de 15 km do centro. “Foi uma ação de extrema importância para nós aqui do Industrial. Eu como moradora e como mãe, fico muito feliz em ver essa ação aqui em nosso bairro, principalmente com a vacinação Covid-19, pois ficamos a mais de 14 km do centro da cidade, e muitos não têm transporte para deslocar até lá, então só veio somar e só temos a agradecer”, expressou.

A ação contou com a parceria da vereadora Leda Perini e sua equipe de gabinete. “Pela dificuldade que eles têm de irem até o centro, é melhor que a gente venha até aqui, então graças a Deus a prefeitura fez essa parceria conosco e estamos aqui oferecendo muitos serviços e a comunidade tem reconhecido e agradecido”, afirmou.

Ações do CCZ também foram realizadas (foto: Lino Vargas)

Mutirão ocorreu na Escola Municipal Elizeu de Carvalho (foto: Lino Vargas)