Por Heliana Oliveira – Secom Gurupi

Com o tema ‘Nós apoiamos essa causa’ a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), deu abertura oficial à campanha Outubro Rosa, que visa levar informação e a mensagem de autocuidado e prevenção ao câncer de mama e colo de útero. A abertura da campanha aconteceu na noite desta quinta-feira, 14, no auditório do Centro de Convenções Mauro Cunha.

O Secretário Municipal de Saúde, Vânio Rodrigues, explicou que embora a campanha tenha sido aberta oficialmente nesta quinta-feira, as equipes da Atenção Básica têm trabalhado essa temática por meio de palestras e entrega de folders, desde o início do mês de outubro. A Secretaria adquiriu mais de 25 mil kits de exames citopatológicos para abastecer todas as unidades.

“Teremos o Dia D, dia 18 de outubro, quando todas as unidades estarão com horários estendidos para assistir ao máximo de pessoas. É muito importante essa campanha e para fortalecer as ações preventivas e a descoberta precoce de um possível câncer, estamos fortalecendo a Clínica da Mulher com a inauguração do serviço municipal de mamografia”, destaca o secretário.

Vânio explicou ainda que foram contratadas duas técnicas em radiologia mamográfica e também um médico mastologista para o trabalho de diagnóstico. Inicialmente serão realizados na faixa de 300 exames por mês podendo chegar a 700. Já foram feitos até agora 120 exames. “As mulheres passam pelo atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, e o médico, caso ache necessário, solicitará o exame que será feito na Clínica da Mulher”, informou.

Secretário, Vânio destacou a importância das ações preventivas

A Prefeita Josi Nunes participou da solenidade e comentou que a campanha é importante para reflexão sobre o combate e prevenção ao câncer. “A campanha é de conscientização e de tomada de decisão para que a mulher cuide da sua saúde. Temos a Clínica da Mulher onde tem um mamógrafo que já está em funcionamento e tem o médico mastologista para avaliar, então a mulher pode ir buscar esse acompanhamento”, afirmou.

A prefeita ainda lembrou que o mamógrafo é fruto de uma emenda da senadora Kátia Abreu, mas que não estava em funcionamento por algumas questões que foram solucionadas agora em sua gestão.

A coordenadora de saúde da Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama e Colo de Útero, Maria de Fátima Nassif, prestigiou o evento e comentou que é preciso falar sobre o câncer, sobre a prevenção, avaliação, pois quanto mais cedo o diagnóstico, mais chances de cura existe. Para ela, a informação é a forma mais útil de atingir a prevenção.

Durante o evento também aconteceu uma roda de conversa com o médico mastologista, Lourivan Araújo Coelho, que falou sobre a importância da Prevenção do Câncer de Mama.

O mastologista, Lourivan Araújo, falou sobre a importância da prevenção do Câncer de Mama

Mais conquistas

A prefeita Josi Nunes ainda informou que a secretaria firmou uma parceria com o Hospital de Amor para atender os laudos mamógrafos, um serviço de referência, que estará disponível em Gurupi. Para este mês de outubro, a meta, segundo a prefeita, é zerar a fila de exames de mamografia e para os demais meses o objetivo é ampliar os serviços da clínica da mulher, assegurando dignidade e saúde a todas as mulheres de Gurupi.

A prefeita ainda destacou que tem buscado em Brasília recursos para implementar os serviços de saúde e já tem garantido para os próximos anos a faixa de R$ 60 milhões para custear projetos de saúde. “E vamos continuar à luta para conseguirmos mais recursos. Já temos garantido também um aporte de R$ 1,5 milhão, de emenda do deputado federal Eli Borges, para ampliar a parte frontal da clínica da mulher, que se ligará a outra parte que está sendo construída, inclusive, com recursos que foram destinados por mim, quando deputada federal”, explicou.

Prefeita Josi frisou que está em busca de mais recursos para a saúde de Gurupi

Personalidade Rosa

A Secretaria de Saúde criou a homenagem à “Personalidade Rosa”, um momento para enaltecer todas as mulheres que enfrentam ou enfrentaram a luta contra o câncer, um simbolismo de garra, fé, resiliência, superação e vitória. E neste primeiro ano de homenagem, a escolhida foi a servidora municipal Lucidalva Barros, que em 20014 foi diagnosticada com câncer de mama.

Ela conta que quando teve o diagnóstico de câncer não foi fácil, mesmo ela trabalhando na saúde, tendo muitas vezes confortado e ajudado as pessoas diagnosticadas, mas quando foi consigo o sentimento foi de como se tivesse caído num abismo, mas logo surgiu uma força que a fez lutar e vencer. Conta que foi essencial o diagnóstico precoce. Durante o tratamento passou por uma cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Ela alerta as mulheres para que não deixem de se cuidar, se amar e de buscar ajuda.

Lucidalva Barros foi homenageada “Personalidade Rosa”

Homenagem

A Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde prestaram uma homenagem de gratidão à memória da servidora Marinalda Costa, que faleceu há poucos dias. Ela era servidora efetiva como Técnica de Enfermagem desde 1999, foi uma profissional dedicada, comprometida, proativa e sensível às causas humanas e sociais.

Família da servidora Marinalda, que foi homenageada durante o evento

Participações

Participaram da solenidade, além da prefeita Josi Nunes e do secretário de Saúde, Vânio Rodrigues, servidores da saúde, secretários municipais e os vereadores André Caixeta, Colemar da Saborelle, Matheus Monteiro, Rodrigo Ferreira, Zezinho da Lafiche, Ivanilson Marinho, Jair Souza e César da Farmácia.