Educação|

Texto e Fotos: Débora Ciany – Ascom Semeg

Estudantes das escolas públicas municipais de Gurupi participam, desde o dia 19 do mês passado, da aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) 2021. Cerca de 1.050 alunos espalhados por 14 unidades de ensino da rede municipal respondem aos questionários, que seguem sendo aplicados até o próximo dia 2.

Além de permitir que as redes estaduais e municipais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes, o resultado do SAEB oferece subsídios para a elaboração, monitoramento e aprimoramento de políticas educacionais.

Segundo o Secretário Executivo da Secretaria Municipal da Educação de Gurupi (SEMEG), Jhonata Moreira, a participação dos estudantes da rede municipal de Gurupi tem sido efetiva. “Temos observado que mesmo neste momento delicado em virtude da pandemia, no que se refere a presença dos alunos e adesão ao exame, como um todo, nosso balanço é positivo, com um comparecimento muito significativo dos estudantes e uma mobilização bastante importante dos diretores de escola e das unidades escolares em geral na organização para aplicação dessa prova”, disse.

Os testes e os questionários seguem sendo aplicados em datas diferentes, conforme a escola, e foram agendados pela coordenação nacional do SAEB diretamente com a unidade. Tudo é realizado conforme agendamento e seguindo os protocolos de segurança e prevenção à Covid-19.

Público

Este ano estão envolvidos estudantes do 5º ao 9º do Ensino Fundamental que respondem a questões de língua portuguesa, matemática e ciências ou por amostragem. Aplicado a cada dois anos, o SAEB permite realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de aspectos da qualidade educacional.

“Essa prova é extremamente importante principalmente para conseguirmos de fato, fazermos uma avaliação do aprendizado do estudante, quais os reais impactos que a pandemia trouxe para a aprendizagem e também, a partir disso, já fazer uma análise dos próximos recursos que nós teremos na área da Educação, considerando que o Novo Fundeb se baseia nos resultados das avaliações do SAEB e consequentemente no resultado do IDEB no ano de 2023”, explicou Moreira.