AMTT, Geral, Saúde|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

Nesta terça-feira, 30, uma reunião envolvendo os órgãos de segurança, trânsito e saúde de Gurupi, e a Secretaria de Estado da Saúde (SES), tratou sobre a implantação do programa Vida no Trânsito no município, com foco na prevenção de lesões e mortes no trânsito.

O programa é uma iniciativa do Ministério da Saúde e tem como objetivo reforçar a segurança e conhecer a realidade do trânsito gurupiense. A principal característica da iniciativa é o trabalho em conjunto entre os diversos setores ligados, direta ou indiretamente, à segurança viária, visando o fortalecimento de políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito.

A gerente de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (Dant) da SES, Simone Gondim, explicou que o programa é desenvolvido em Palmas desde 2011, e que será expandido para as cidades de Araguaína e Gurupi. “Queremos conhecer os principais fatores e condutas de risco dos acidentes de trânsito em Gurupi, para trabalhar com foco nas ações preventivas voltadas aos principais motivos, seja problemas de infraestrutura, álcool no trânsito, entre outros”, disse.

Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

A coordenadora municipal de Vigilância Epidemiológica, Daniela Araújo, representou a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), e destacou a importância da implantação do programa em Gurupi. “Estamos conhecendo a realidade do trânsito gurupiense visando cada vez mais ofertarmos políticas preventivas no trânsito e redução das mortes por acidente dentro do município. Seremos parceiros em tudo que vem para somar e gerar melhorias ao nosso trabalho e para a comunidade”, afirmou.

O chefe de posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Gurupi, Joaquim Franco, também participou da reunião. “É importante todos os órgãos trabalharem juntos em prol da segurança no trânsito, e nesta parceria podemos saber como os acidentes estão demandando cada órgão, por exemplo, qual é o percentual de atendimento relacionado a acidentes em detrimento de outras demandas como combate à criminalidade. É fundamental discutirmos este aspecto, para melhorarmos cada vez mais o atendimento à população”, comentou.

Após a reunião, o próximo passo, segundo a gerente da SES, é formar uma comissão para levantar os dados relacionados a acidentes de trânsito de cada órgão envolvido. “O que esperamos é que seja formado um comitê para trabalhar com essas informações, a gente começa pelo setor de estatísticas, que será uma comissão de dados que vai trabalhar com as informações de cada órgão e juntar esses dados para começarmos a fazer as intervenções necessárias”, explicou Simone.

Os órgãos representados na reunião foram a Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria Municipal de Saúde, Policia Militar, Corpo de Bombeiros, SAMU, Hospital Regional de Gurupi, CIRETRAN, Polícia Rodoviária Federal, Agência Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT), e Instituto Médico Legal (IML).

Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi