Por Fernando Vieira – Secom Gurupi
A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, recebeu na tarde desta quarta-feira (03), a visita do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), em seu gabinete. Na oportunidade, a prefeita recebeu uma manifestação de apoio formalizada por meio de uma nota de repúdio às ações misóginas e machistas que sofreu recentemente nas redes sociais.
A Prefeita agradeceu o apoio e disse que se sentiu abraçada pelas mulheres. “É muito importante ter esse apoio do Conselho da Mulher porque ele é o núcleo que reflete e propõe políticas públicas de combate a violência, seja ela qual for. Me senti abraçada pelo Conselho e também pelas mulheres que se manifestaram em meu apoio, nas redes sociais e pessoalmente”, comentou a Prefeita.
A presidente do COMDIM, Colômbia Pereira da Silva, reforçou que é fundamental combater todo tipo de violência contra a mulher. “Viemos trazer o nosso apoio à mulher que está na condição de Prefeita. Alguns homens, muitas vezes não aceitam, ou por machismo, misoginia ou discriminação, que uma mulher assuma o cargo de Prefeita, então o motivo de estarmos aqui é de apoiar a mulher nos espaços de poder, reforçar que o lugar de mulher é onde ela quiser. Nós somos sim capazes, ainda mais uma mulher eleita democraticamente pelo povo”, destacou a presidente do conselho.
Nota de repúdio
O Conselho da Mulher, em nota, repudiou as ações misóginas e machistas por desqualificar a capacidade de trabalho de uma mulher, veiculadas nas redes sociais. “Os ataques causaram grandes constrangimentos e danos morais à vítima, Sra. Josi Nunes, pois tais atos de misoginia desqualificam as mulheres, mantendo desigualdades de hierarquia entre os gêneros, corroborando com a crença de superioridade do poder e da figura masculina pregada pelo machismo”, diz a nota.
“O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher manifesta total apoio e solidariedade à Sra. Josi Nunes e não aceita quaisquer formas de violência política, moral e física contra as mulheres”, apoiou o Conselho.
Convite
Na ocasião as representantes do Conselho também convidaram a prefeita Josi Nunes para a programação dos 16 dias de ativismo no enfrentamento à violência contra a mulher, que será realizada em Gurupi, entre os dias 25 de novembro e 10 de dezembro, um movimento mundial, liderado pela ONU, com o objetivo de sensibilizar a sociedade no combate às violências sofridas pelas mulheres.