Educação|

Texto e Fotos: Débora Ciany – Ascom Semeg

Uma parceria entre a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), por meio da Delegacia Regional de Serviços de Gurupi, e Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal da Educação, vai inserir temas sobre educação sanitária, vegetal e manuseio de agrotóxicos nas aulas ministradas para alunos que residem na zona rural do município.

O projeto sobre educação sanitária das áreas de sanidade animal e vegetal da Agência tem como meta a prevenção de doenças e manuseio adequado de alimentos produzidos no campo e a metodologia foi discutida em duas reuniões realizadas nesta sexta-feira, 18.

No encontro com o Secretário da Educação de Gurupi, Davi Abrantes, a Inspetora de Defesa Agropecuária e Médica Veterinária da Adapec, Tatiana Teodoro, solicitou oficialmente a relação das unidades escolares do município com identificação dos diretores e dos professores responsáveis pelas turmas que possuem alunos da zona rural. “Estamos preocupados em saber a caracterização dessas crianças, dessas turmas, para isso, faremos visitas com os nossos técnicos nessas escolas, abordando os temas, principalmente zoonoses, brucelose, mormo e raiva dos herbívoros. Já na área vegetal, as questões relacionadas ao uso de agrotóxicos, a devolução de embalagens vazias, o uso correto do EPI, portanto, todas essas questões serão enviadas nessa parceria educativa”, adiantou Tatiana.

A agência quer realizar essas visitas, fazer a integração com a equipe pedagógica da SEMEG para o repasse da metodologia voltada a prevenção desses problemas sanitários e ambientais. “É importante essa parceria porque estamos buscando, uma conscientização, uma mudança atitudinal dentro desse meio de prevenção e controle de doenças animais e vegetais”, disse a Inspetora.

Informações

As metodologias que buscam conscientizar e tornar os alunos multiplicadores junto a familiares e comunidades rurais foram discutidas numa segunda reunião, desta vez, com representantes da Diretoria de Gestão Pedagógica da SEMEG. “Foram informações sobre nossos alunos que moram em fazendas, ou que a renda de suas famílias, a alimentação subsista do campo e onde eles estão. Nosso próximo passo é fazer esse levantamento junto às escolas e repassar essas informações para que a Adapec possa planejar ações de sanidade e defesa animal”, ressaltou Marquilia Resplandes, Diretora de Gestão Pedagógica da SEMEG.