Educação|

Texto e Fotos: Débora Ciany – Ascom Semeg

Identificar e fortalecer o processo de alfabetização dos estudantes da rede municipal da Educação de Gurupi, principalmente, após o longo período de aulas remotas e híbridas impostas pela pandemia é o objetivo da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal da Educação (SEMEG). Como parte das ações está sendo implementado no município o Programa Tempo de Aprender, criado pelo Ministério da Educação (MEC).

O processo de implantação do programa, que começou há sete meses, teve como uma das etapas a realização entre 24 e 28 de janeiro desde ano de uma jornada pedagógica para formação dos envolvidos.

“Nesse momento, sob orientação do MEC estamos retomando o programa Tempo de Aprender, porque é importante dentro da dinâmica do programa que as aulas sejam presenciais, o que não teria como ocorrer na modalidade remota ou híbrida. Esse programa é uma aposta do Governo Federal e nossa também no sentido de auxiliar o professor alfabetizador para que ele possa contribuir nesse processo de recuperação de possíveis prejuízos que os alunos tiveram em relação a pandemia”, explicou a Diretora de Gestão Pedagógica da SEMEG, Marquilia Resplandes.

Ainda de acordo com a diretora, uma nova formação voltada aos profissionais da pré-alfabetização II da rede municipal está prevista para ser realizada pela AVAMEC, uma plataforma virtual de aprendizagem do MEC. “Esses professores vão aplicar a metodologia do projeto após a conclusão do curso. As turmas de 1º e 2º ano já vão contar com um assistente na sala de aula para começar as atividades. O Tempo de Aprender vem para dar essa oportunidade para que o aluno venha aprender as habilidades adequadas a série que ele está matriculado”, reforçou Marquilia.

O programa que visa uma alfabetização de forma abrangente e se propõe a melhorar a qualidade do ensino em todas as escolas públicas será desenvolvido com a colaboração das servidoras da SEMEG, Jéssicah Sara e Vanuzzia Rocha que são as articuladoras locais do programa e irão atuar possibilitando o apoio e a unificação das ações pedagógicas. As aulas devem ter início a partir de 7 de março, antes dessa data uma reunião para apresentar as diretrizes que regem o programa Tempo de Aprender será feita pela SEMEG.

Metodologia

O programa disponibiliza ferramentas como material didático contendo livro do professor e livro de atividades do aluno para que o alfabetizador desenvolva um trabalho com a criança. De acordo com a Diretoria Pedagógica, o foco da atuação é a leitura e a matemática.

Numa perspectiva mais ampla, o programa Tempo de Aprender propõe ações estruturadas em quatro eixos:  formação continuada de profissionais da alfabetização; apoio pedagógico e gerencial para a alfabetização; aprimoramento das avaliações e valorização dos profissionais da alfabetização.