Saúde|

Nesta quarta-feira, 09, a Secretaria de Saúde de Gurupi promoveu a primeira reunião macrorregional de saúde, reunindo os secretários municipais de saúde da região Ilha do Bananal. O intuito é aperfeiçoar o acesso e alinhar a oferta dos serviços da rede pública de saúde para os usuários da regional Ilha do Bananal, que compreende 18 municípios, incluindo Gurupi.

A primeira reunião do ano foi aberta pelo secretário municipal de Saúde de Gurupi, Vânio Rodrigues, que apresentou todos os serviços ofertados atualmente na cidade, que é referência para toda a região Sul do Estado.

O secretário explanou sobre a capacidade e possibilidade de ampliação de oferta dos serviços aos municípios. “Uma das possibilidades iniciais é a oferta do serviço de mamografia, uma vez que zeramos a nossa fila tendo realizado mais de 970 exames, e estamos colocando à disposição este nosso serviço de excelência para que os municípios possam contemplar as pessoas que precisam, para realizar os exames”, explanou.

Também foi apresentada a atualização dos prestadores de procedimentos e informado algumas novas especialidades que estão sendo oferecidas. Outra novidade apresentada foi a Telemedicina, com início previsto para a segunda quinzena de fevereiro onde será oferecido mais de sete especialidades em parceria com o Hospital Albert Einstein.

E por fim, as últimas tratativas para a realização do projeto Catarata Zero que vai oportunizar mais de 1300 procedimentos oftalmológicos. Segundo Vânio, está aberta a agenda para os municípios da região Ilha do Bananal para marcação dos procedimentos. Nesta primeira etapa, serão 100 procedimentos para as cidades vizinhas. Nos dias 18 e 19 serão realizadas as avaliações oftalmológicas e após 10 a 15 dias o paciente realizará a cirurgia.

A secretária municipal de Saúde de Jaú do Tocantins, Danielle Rodrigues dos Reis, comentou que o momento foi extremamente importante para esclarecer sobre os serviços ofertados. “Esperamos que alguns problemas com a regulação sejam solucionados, principalmente, em relação a algumas especialidades, em virtude, de dificuldades que os municípios pequenos têm para conseguir realizar os procedimentos e se aqui em Gurupi conseguirmos essa oferta auxiliará muito os nossos municípios”, ressaltou.