Desenv. Urbano, Gabinete|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

Fotos: Lino Vargas – Secom Gurupi

Na tarde desta quinta-feira, 10, o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Eremilson Leite, e o secretário municipal de Juventude e Esportes, José Carlos Bessa, representaram a prefeita Josi Nunes em reunião com o deputado estadual Zé Roberto e membros do movimento Casa, Terra, Trabalho e Liberdade (MCTTL), em Gurupi. O foco da reunião foi analisar possíveis áreas para construção de unidades habitacionais.

Segundo o secretário Eremilson Leite, a parceria com o MCTTL consiste na construção de 150 unidades habitacionais na cidade, para famílias com renda de até R$ 2 mil. A contrapartida do município é a doação dos lotes, e o movimento viabiliza o financiamento e a construção das casas. As áreas apresentadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação ficam localizadas na região do bairro Nova Fronteira.

“Buscando reduzir o alto índice de déficit habitacional na cidade de Gurupi, a prefeita Josi Nunes vem buscando várias parcerias. E apareceu essa oportunidade com o deputado Zé Roberto e MTTCL, onde estaremos dando início o mais breve possível na construção de 150 unidades habitacionais. Neste primeiro momento, o município estará entrando com a doação dos lotes e o movimento entrará com a construção das casas”, explicou o secretário.

De acordo com o deputado Zé Roberto, a prefeitura também fica responsável por ajudar identificar pessoas dentro do município, que se enquadrem dentro do perfil de vulnerabilidade, para se cadastrarem no projeto. Explicou ainda que como critério para aprovação é necessário ser cadastrado no Cadastro Único do Governo Federal, ter nome limpo e não ter nenhum financiamento no nome.

Depois de todo o processo, inclusive de construção, é que sai o resultado do cadastrado, se foi aprovado ou não. Em caso de aprovação, os beneficiários têm o prazo máximo de 22 anos para quitação do financiamento, tempo de duração do mesmo.

Zé Roberto agradeceu a abertura da Prefeita Josi Nunes e dos secretários, em estudarem a possibilidade da parceria para beneficiar famílias com suas moradias próprias. “Quero agradecer a prefeita Josi Nunes e sua equipe, que tem nos ajudado nesse processo. A moradia é o principal problema do Estado do Tocantins. Aproximadamente 60% da população não tem casa para morar. Então ficamos satisfeitos de a prefeita estar nos auxiliando e somando esforços, poderemos dar melhores condições de vida para essas famílias que não tem condições de entrarem no sistema financeiro e pegar o recurso”, declarou.

A expectativa do deputado é iniciar a construção das casas ainda no primeiro semestre de 2022. “Hoje marcamos a reunião para a gestão apresentar a área que vai ceder ao movimento para que possamos, se tudo der certo e tramitar rápido na Câmara Municipal e registro no cartório, iniciar no mês de junho a construção das 150 casas”, disse.