Saúde|

Por Niceia Menegon – Ascom/SEMUS

Nesta última sexta-feira, 11, e sábado, 12, durante a segunda etapa das cirurgias de catarata foram realizados 138 procedimentos, atendendo 89 pacientes. A próxima etapa das cirurgias, está prevista para acontecer nos próximos dias 18 e 19 de março, até o momento com previsão de atender 83 pacientes.

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi (SEMUS) está realizando as cirurgias de catarata do projeto “Tocantins Catarata Zero” de autoria da senadora Kátia Abreu, com recursos de emenda parlamentar. As cirurgias são gratuitas e acontecem em uma clínica oftalmológica credenciada.

Como município polo de referência em saúde, Gurupi está atendendo a demanda de pacientes da região Sudeste e da Ilha do Bananal, beneficiando pacientes de 33 municípios. Já foram realizadas duas etapas este ano, totalizando a execução de 255 procedimentos.

Segundo o assessor técnico da Central de Regulação, da Secretaria Municipal de Saúde – SEMUS, Danilo Pinto Silva, na primeira etapa foram realizados 117 procedimentos. Para Danilo, um dos entraves vem sendo a ausência de comparecimento dos pacientes agendados. “Alguns pacientes que fazem o agendamento, não comparecem no dia marcado para a cirurgia. Essa situação acaba gerando um atraso no atendimento e na execução das cirurgias” explica Danilo, exemplificando que alguns casos são de pacientes que estão se recuperando de Covid-19 e outros apresentam alguma alteração nos exames, dos quase 100 agendados, somente 89 compareceram na última etapa.

Para o secretário municipal de saúde, Vânio Rodrigues, o projeto Catarata Zero pretende realizar aproximadamente 1400 procedimentos oftalmológicos e ainda dá tempo de se cadastrar para realizar a cirurgia. “O objetivo é zerar a fila de quem já está aguardando, mas se tiver alguém que suspeita que está com a doença e ainda não está na lista de espera, deve procurar uma Unidade Básica de Saúde – UBS. O médico fará a avaliação e encaminhará para o oftalmologista, dando início ao processo”, alerta Vânio.

O Secretário acrescenta ainda que é um procedimento relativamente rápido, os pacientes são liberados no mesmo dia, e que todos os protocolos para prevenção da Covid-19 são considerados durante os atendimentos.

Quem pode ser beneficiado

Todos os pacientes de qualquer idade, com diagnóstico positivo para catarata, com indicação médica oftalmológica.

Para ser beneficiado, o paciente precisa ser atendido na rede pública de saúde. Por meio de um primeiro atendimento na UBS, diagnóstico com médico oftalmológico, realizar os exames laboratoriais necessários e, posteriormente, fazer a cirurgia.

Saiba mais

A catarata é uma doença ocular que deixa opaco o cristalino, a lente natural do olho. No começo, a pessoa pode ter leves distorções visuais, como se a visão estivesse embaçada, duplicada ou com excesso de brilho. Entretanto, se o problema não for tratado, pode levar à total cegueira.

Ela geralmente atinge os idosos por causa do envelhecimento natural do cristalino, mas a doença pode ser congênita (presente ao nascer) ou adquirida devido ao uso de alguns medicamentos, exposição à radiação, lesão ocular ou outros problemas de saúde (como a diabetes sem controle).