Saúde|

Com os baixos índices de contaminação, a partir da próxima sexta-feira, 1º de abril, os testes de Covid-19 serão realizados somente na Unidade de Pronto Atendimento – UPA24h. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informa que os atendimentos de testagem no Centro de Triagem serão suspensos.

O Centro de Triagem Covid de Gurupi foi reaberto no início de janeiro deste ano, quando houve uma elevação nos índices de contaminação com a variante Ômicron. “Chegamos a fazer quase 300 testes por dia” conta Luciano Morais Santos, coordenador do Centro de Triagem. Ainda no final de janeiro, o Centro de Triagem passou a funcionar, também, aos finais de semana. Segundo Luciano, nestes últimos dias, estavam sendo realizados de 30 a 50 testes diários, o que pode ser considerado bem abaixo do esperado.

Para o secretário Municipal de Saúde, Vânio Rodrigues, a ampliação de testagem foi a estratégia encontrada para atender a demanda naquele momento de alta nos índices, a ideia era desafogar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA24h) e também agilizar e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população. “Graças à vacina estamos mantendo índices mais baixos de contaminação. Por isso, retornaremos o atendimento de testagem à Unidade de Pronto Atendimento – UPA24h, para atender quem precisar fazer o teste”, frisou Vânio.

Ainda segundo Vânio, a UPA24h continuará com a testagem normalmente, oferecendo testes rápidos IGG/IGM (sorologia) e também o RT-PCR (padrão) que é enviado ao Lacen, cujo resultado sai em 3 dias, em média.

A Unidade de Pronto Atendimento – UPA atende 24 horas, no Jardim São Lucas.