Educação|

Por Débora Ciany – Secom Gurupi

Das quatro escolas da rede municipal da Educação de Gurupi que disputaram os Jogos Estudantis do Tocantins (JETs) na primeira fase, duas conquistaram o título e garantiram vaga para a próxima fase da disputa. A final que agitou o Ginásio de Esportes Idanizete de Paula foi disputada nessa sexta-feira,29, e a entrega de medalhas aos campeões municipais contou com a presença da Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, secretários municipais e representantes da Câmara de Vereadores.

Foto: Lino Vargas

A equipe masculina de Futsal da Escola Municipal Lenival Correia Ferreira que fica no Setor Alto da Boa Vista em Gurupi chegou a fase final do JETs e venceu o Instituto Presbiteriano Araguaia (IPA) pelo placar de 2 a 1 na categoria 12 a 14 anos. Já a Escola Municipal de Tempo Integral Benevenuto Alves Moreira que fica no Povoado Trevo da Praia, zona rural de Gurupi confirmou o favoritismo e venceu na modalidade futsal feminino pelo placar de 5 a 1 em cima da Escola Lenival na mesma categoria.

Foto: Lino Vargas

As duas equipes da rede municipal de ensino vão representar a cidade na fase regional dos jogos, etapa Gurupi que vai ser realizada em junho e que vale vaga para fase estadual a ser disputada em Palmas. “Nossas atletas estão bastante contentes em conquistar esse título de campeãs. Foi muito treinamento e suor e claro, muita raça nessa participação no JETs e todas se sentem bastante realizadas”, declarou Tiago Monteiro, técnico da equipe de Futsal da escola rural.

Medalhas

Da cerimônia de entrega das medalhas participaram a Prefeita de Gurupi, Josi Nunes que comemorou os resultados das equipes locais e falou sobre o retorno da maior competição escolar do Estado após dois anos parada por causa da pandemia da Covid-19. “Os jogos estudantis são uma atividade muito importante para crianças e jovens de todo o nosso Estado, e com essa paralisação essas crianças e jovens ficaram isolados, sem essa integração. Esse retorno demonstra a emoção e a importância de atividades como essa. Foi uma semana maravilhosa, com muita participação de todos os estudantes das escolas municipais, particulares e da rede estadual e o resultado é essa, uma participação grande que demonstra todo o sucesso dessa atividade”, disse.

Foto: Lino Vargas

A Prefeita fez questão de reforçar que a fase municipal do JETs foi uma realização da Prefeitura de Gurupi como forma de colaborar com hábitos mais saudáveis entre a juventude, com o esporte local e com fomento às ações que valorizam e recrutam estudantes às práticas esportivas. Já o Secretário Municipal da Educação, Davi Abrantes falou da satisfação de participar de eventos como os jogos e disse estar na torcida pela evolução dos representantes municipais nas próximas fases. “Nosso coração se enche de alegria de termos concluído essa fase municipal dos jogos estudantis com chave de ouro. Testemunhamos aqui o brilho no olhar de cada atleta, com a possibilidade de crescer e avançar ainda mais no esporte no Estado do Tocantins. Esperamos que as próximas fases que serão encaradas por nossos alunos atletas também sejam assim, esse grande sucesso”, frisou o Secretário.

Aproveitamento

A Supervisora de Educação Física da Secretaria Municipal da Educação de Gurupi (SEMEG), Mônia Praxedes considerou satisfatório o nível dos atletas na disputa desta edição dos jogos. “Foram dois anos sem treinamento, dois anos sem competição e vinham retornando aos treinos e competições. O que percebemos é um rendimento com nível bom e em quadra, as equipes tentando se sobressair com a parte técnica e física”. Avaliou.

As escolas da rede municipal de Educação disputam nas categorias de 12 a 14 anos e de 15 e 17 anos também nas modalidades voleibol, handebol e vôlei de praia. Em Gurupi os jogos envolvem mais de 400 alunos atletas de escolas públicas, particulares, conveniadas e de iniciação esportiva que se enfrentam em 75 partidas.

Os jogos desta primeira fase foram classificatórios para fase regional, em seguida vem a estadual. A última fase da disputa é a etapa nacional dos Jogos da Juventude marcados para setembro, em Aracaju (SE).