Educação, Gabinete|

Por Karla Paz – Secom Gurupi

A Universidade de Gurupi (Unirg) encerrou no sábado,30, as atividades alusivas ao projeto de trote solidário, Cidadão Universitário. A prefeita Josi Nunes prestigiou o evento que foi realizado no Setor Industrial de Gurupi.

Foto: Lino Vargas

“Como universidade municipal, a Unirg tem cumprido muito bem seu papel social, porque ela é um projeto educacional, mas ela tem responsabilidade social. E a realização deste trote de maneira solidária é muito positivo. Veja só os novos estudantes conseguiram arrecadar cinco toneladas de alimentos que seguem sedo doados a nossa comunidade. E nós participamos juntos, a prefeitura participou de todo este processo. É muito bom ver isso sendo distribuído para todas entidades que já foram. Parabéns a Unirg e a todos os envolvidos”, disse a prefeita.

Foto: Lino Vargas

Não houve somente a distribuição de cestas. Os universitários também realizaram uma série de atendimentos aos moradores do setor, como: atendimentos odontológicos, psicológicos, brincadeiras pedagógicas com as crianças do local, medição de glicose e pressão arterial realizados por alunos das áreas de enfermagem e farmácia entre outros. O vice-reitor da universidade Jeann Bruno explica que estes atendimentos vão além do projeto.

Foto: Lino Vargas

‌“Todos os anos os alunos da Unirg adotam um bairro para estar presentes, realizando estes benefícios e trocas de informações com a comunidade. Assim podemos mostrar a importância da educação para o desenvolvimento da nossa sociedade. E como ente municipal, ela também tem uma função social de ajudar as famílias carentes, já que os cursos tanto da área da saúde, como da educação estão inseridos diretamente com a comunidade”, frisou ele.

Para Miréia Aparecida Pereira, pró-reitora de extensão, cultura e assistência estudantil da universidade foi mais um grande trabalho desenvolvido pelo projeto Cidadão Universitário.

“Esse trabalho de arrecadação de alimentos por exemplo, é feito por calouros e por toda comunidade acadêmica que acaba se envolvendo. Esta comunidade do Industrial é um lugar que já é atendida pela extensão de trabalhos executados pela instituição. Então pensamos em destinar parte das cestas básicas arrecadadas para estas famílias daqui. E desta vez ainda trouxemos para cá a Clínica de Direitos Humanos que são atendimentos de orientação realizados por acadêmicos do curso de direito. Estamos mais uma vez muito satisfeitos com evento”, disse ela.