Saúde|

Compartilhe:
Por Niceia Menegon – Ascom Semus
As unidades escolares de Gurupi receberão os profissionais de saúde para a execução das ações previstas no Programa Saúde na Escola (PSE) nos próximos dias 6, 7 e 8 de abril. Uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e da Educação, com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção e cuidados para evitar o contágio da Covid-19 em ambiente escolar.
Em alusão ao Dia Mundial da Atividade Física, as atividades do dia 06, quarta-feira, acontecerão na Escola Estadual Joaquim Pereira, no Parque Sol Nascente, pela manhã, a partir das 9h, e à tarde, a partir das 15h. Uma parceria entre a SEMUS, por meio do Núcleo Ampliado da Saúde da Família – NASF, e Unirg, por meio do Projeto Vida Saudável, serão realizadas atividades físicas e aula de ritmos, para alunos com faixa etária de 12 a 20 anos.
Já no dia 07 de abril, quando é celebrado o Dia Mundial da Saúde, as atividades do Programa Saúde na Escola, acontecerão em 15 unidades escolares de Gurupi, definidas pela Secretaria da Educação, no período das 07h às 11h e das 13h às 17h. O tema principal a ser trabalhado é a “Prevenção de Covid-19 nas escolas” que será abordado com palestras educativas, dinâmicas interativas e vacinação, além da saúde bucal com distribuição de kits da saúde bucal. Também está previsto a realização de vacinação, com autorização prévia dos pais.
Para fechar a semana, na sexta-feira, 08, será a vez do CEM Ari Ribeiro Valadão Filho, conhecido como Arizinho, no setor Waldir Lins, no período das 07h às 11h e das 13h às 17h. Que segue com a mesma programação de palestras educativas, interações e vacinação.
Como complemento ao tema principal, as equipes da área de saúde bucal irão trabalhar as boas práticas de higienização com as crianças, como a escovação e conscientização dos cuidados com a boca, de forma lúdica e educativa. “A saúde começa pela boca, pela consciência de cuidar da higienização diária, da rotina de cuidados que deve acontecer” enfatiza Lorena Paula de Freitas, coordenadora da área de saúde bucal, de Gurupi.
Programa Saúde na Escola – PSE
O Programa Saúde na Escola – PSE que tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades, que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino.
O PSE é uma política intersetorial da Saúde e da Educação instituída desde 2007, pelo Ministério da Saúde. A articulação entre Escola e Atenção Primária à Saúde é a base do Programa Saúde na Escola para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.

Comments are closed.

Close Search Window