Educação|

Por Débora Ciany – Ascom Semeg

A Secretaria Municipal da Educação de Gurupi (SEMEG) apresentou à Câmara de Vereadores, um balanço das ações desenvolvidas no primeiro trimestre de 2022 incluindo dados de investimentos e atividades da rede municipal de ensino.

A prestação de contas, realizada nesta quinta-feira, 28, mostrou outras evoluções e os benefícios adquiridos na área, como os uniformes e as reformas nas estruturas das escolas e trouxe um demonstrativo das receitas previstas tanto do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) quanto de recursos próprios do Fundo Municipal da Educação e empenhos para folha de pagamento.

Na prestação de contas os vereadores tiveram conhecimento das atividades desenvolvidas como os cursos de formação continuada, plano de carreira, melhorias em infraestrutura de escolas e aquisições que beneficiaram tanto alunos quanto profissionais da área.

Fotos: ASCOM/Câmara de Gurupi

O secretário da pasta, Davi Abrantes, destacou que a Prefeitura de Gurupi tem investido na qualidade da educação municipal. “Essa gestão na Educação será sempre pautada na transparência na execução do nosso trabalho, do planejamento estratégico e pedagógico para que a comunidade possa conhecer como é de fato realizado o nosso trabalho”, enfatizou Abrantes.

Entre os itens apresentados estão projetos prioritários para área educacional dos quais a meta principal para 2022 é alfabetizar otimizando os processos de aprendizagem. Apontamentos individuais das quatro diretorias internas da SEMEG foram apresentadas aos parlamentares.

O Secretário Davi Abrantes ainda falou sobre a construção de uma nova unidade escolar, de instalação de quadras poliesportivas e coberturas desses espaços já existentes. Sobre reestruturação e ampliação de unidades escolares com revitalização e reforma; e ainda citou a nova identidade visual que será adotada nos prédios pelo município, melhorias da qualidade da alimentação escolar, aquisição de novos aparelhos de ar condicionado para salas de aula, doação de uniformes escolares. “Faremos ainda investiremos na compra de freezers, refrigeradores e aparelhos de TV para que possamos reequipar as escolas substituindo esses itens ou que estão muito velhos ou sem condições de uso”, garantiu o gestor.

Fotos: ASCOM/Câmara de Gurupi

Estrutura

A SEMEG atende diariamente 8,2 mil alunos em 26 unidades de ensino, incluindo escolas e creches, uma dessas escolas está situada na zona rural do município. Em seu quadro de servidores, a Educação municipal conta com cerca de 1.400 funcionários, dos quais 890 são professores. Para atender rotas do transporte público escolar tanto urbanas quanto rurais, têm à disposição da comunidade 13 ônibus escolares que atendem 26 rotas.