Saúde|

Por Níceia Menegon – Ascom Semus

Uma manhã dedicada à saúde e proteção. Foi com esse intuito que a Secretaria Municipal de Saúde – SEMUS realizou a vacinação aos residentes da Casa do Idoso de Gurupi, nesta quinta-feira, 28.

Ao todo, 31 pessoas foram vacinadas, 20 idosos, entre eles dois acamados, e 13 profissionais que atuam na Casa. Foram administradas doses de vacina contra a gripe/influenza (eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B) e Covid-19.

Fotos: Lino Vargas – Secom Gurupi

“Depois que comecei a tomar a vacina, tem mais de ano que não pego gripe. A gripe judia demais da gente, ficamos fracos e sem coragem pra nada”, disse Antônio Farias da Silva, 72 anos, popularmente conhecido como Palmares. Na Casa do Idoso, além da convivência e do lazer com os demais, ele faz tratamento e treinamento físico na academia.

“Estar aqui, com a companhia de amigos me deixa feliz. A gente compartilha poesias, anedotas, canta umas músicas e conta muitas histórias, cada pessoa que chega aqui é mais uma companhia para confortar o coração nas horas de tristeza e, principalmente, para compartilhar as alegrias da vida”, pontua Antônio, que recebeu duas vacinas, a da influenza e da Covid-19.

O secretário municipal da saúde, Sinvaldo dos Santos Moraes, frisou que a atual gestão prioriza o cuidado com as pessoas. “Os idosos precisam e merecem a proteção da vacina, além do nosso compromisso e respeito”.

Para o secretário Municipal do Trabalho, Assistência Social e Proteção à Mulher, Valdeci Júnior, que acompanhou a vacinação dos idosos, a união de esforços entre as pastas da Saúde, Assistência Social e a do Idoso, é uma demonstração de compromisso da gestão. “O zelo e o cuidado com os idosos da Casa do Idoso é uma prova de união que a atual gestão da Prefeita Josi e do Vice Gleydson Nato vêm desenvolvendo em Gurupi. Isso me deixa muito honrado”, pontua Valdeci Júnior.

“Proporcionar momentos como esse é muito importante, a proteção dos idosos é primordial para a qualidade de vida deles. É um direito dos idosos e a atual gestão vem cumprindo com esse papel, com o cuidado mais próximo da população”, destaca Vinícius Martins, diretor da secretaria do idoso, que acompanhou carinhosamente a vacinação dos idosos.

Fotos: Lino Vargas – Secom Gurupi

Vacinação descentralizada

A Secretaria Municipal da Saúde – SEMUS, vem realizando algumas ações de vacinação descentralizada, isto é, em locais específicos aos quais as equipes são solicitadas ou como forma de abranger o público-alvo com melhor efetividade.

A coordenadora de imunização de Gurupi, Lilamara Oliveira Miranda Tavares, informa que na próxima semana além da vacinação normal nas Unidades Básicas de Saúde, já estão agendadas mais vacinações descentralizadas. “Segunda, terça e quarta-feira, da próxima semana voltaremos ao Hospital Regional, das 16h às 22h, para priorizar a vacinação dos profissionais de saúde”, explica Lilamara.