Cultura e Turismo|

Karla Paz – Secom Gurupi

Dois artesãos de Gurupi ganharam apoio da Prefeitura Municipal da cidade, para participar 22º edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) que acontece em Olinda, entre os dias 6 a 17 de Julho no Centro de Convenções de Pernambuco. O município fez questão de subsidiar o transporte de peças dos artesão gurupienses. Além disso, durante todo o ano faz a manutenção do espaço onde eles comercializam o artesanato no Mercador Municipal.

Foto – Kamila Gonçalves – Sectur – TO

“Eles fazem um trabalho muito bacana de artesanato o ano inteiro, então nada mais justo que apoiá-los. Eles produzem uma ótima referência de menção à nossa cidade e ao nosso estado. Inclusive muita gente que vem pra Gurupi visitar e busca produtos deles. São peças muito bonitas, decorativas e até de uso doméstico, para o lar. Vale a pena investir porque são peças lindas,” explicou Amanda Costa, Secretária Municipal de Cultura e Turismo.

Foto – Kamila Gonçalves – Sectur – TO

A Fenearte é hoje uma das maiores da América Latina destinada à exposição de trabalho de artesãos. Além disso, este ano ela comemora os 30 anos do Movimento Manguebeat. Ao todo 08 tocantinenses foram para o evento e já comercializaram quase 4 mil peças de artesanato. De Gurupi, Josias de Sousa Menezes, levou peças de madeira, e Maria do Socorro de Sousa Barros vários tipos de peças, utilizando diversos materiais.

Josias de Sousa Menezes e Maria do Socorro de Sousa Barros levaram o artesanato gurupiense.

Foto – Kamila Gonçalves – Sectur – TO

“Eu fiquei impactada com o tamanho do evento e a valorização do artesanato nacional e internacional, a organização do evento em si, o impacto financeiro que causa sobre o comércio, não só municipal, mas a nível estadual, nacional e até internacional. Várias pessoas de outros países participam para comprar o artesanato brasileiro e o melhor de tudo é que nós gurupienses não ficamos de fora disso tudo”, disse a presidente da Associação Gurupiense de Artesãos e também representante da câmara de artesanato do Conselho de Política Cultural do Tocantins, Maria do Socorro.