Saúde|

Compartilhe:

 

Por Niceia Menegon – Ascom Semus

Dando continuidade às ações da Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose, a Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) realiza um mutirão que pretende combater e prevenir a leishmaniose ou calazar. A ação será realizada nesta sexta-feira, 12, no setor Vila Alagoana, das 08h às 11h.

Uma tenda será instalada na rua Newton da Rocha, entre Roraima e Fernando de Noronha, onde serão realizadas castrações e testes rápidos para leishmaniose. Além disso, os Agentes de Combate à Endemias (ACE) estarão fazendo visitas nas residências para informar e tirar dúvidas dos moradores em relação à doença.

O mutirão será realizado com a colaboração dos ACE e a definição do setor considerou a única notificação do ano de calazar em humano. Os dados monitorados pelo CCZ apresentam um panorama de alerta para a doença em humanos, em razão de índices elevados de animais contaminados.

Leishmaniose

A transmissão da doença ocorre pela picada de um mosquito vetor, conhecido como mosquito palha. A transmissão ocorre quando as fêmeas do mosquito palha picam cães infectados e posteriormente picam as pessoas ou outros cães. Devido ao fato de o inseto utilizar matéria orgânica em decomposição para postura dos ovos, quintais com canis, galinheiros, criação de suínos e muitas árvores são os locais ideais para criadouro do mosquito palha.

A leishmaniose é uma doença que, se não for tratada adequadamente, pode levar à morte até 90% dos casos, o diagnóstico precoce pode salvar vidas. As principais vítimas são as crianças e os idosos. Apesar de grave, a Leishmaniose Visceral humana tem tratamento gratuito e está disponível na rede pública de saúde, ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Comments are closed.

Close Search Window