Saúde|

Por Niceia Menegon – Ascom Semus

Celebrado em 4 de outubro, na próxima semana, o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde (ACS) e do Agente de Combate às Endemias (ACE), reforça a importância desses profissionais que atuam na estratégia de saúde da família.

Em Gurupi, o trabalho desenvolvido é fundamental para o acesso à rede pública de saúde. Por isso, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) e da coordenação dos Agentes de Saúde, antecipou as homenagens aos ACS’s e ACE’s durante evento realizado nesta manhã, 30. Atualmente Gurupi, conta com 218 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e 40 Agentes de Combate às Endemias (ACE), totalizando 258 profissionais.

Foto: Ricardo Pellizzari/Secom Gurupi

A Prefeita Josi Nunes, prestigiou e participou das homenagens e relembrou sua trajetória política no legislativo e o quanto batalhou para a aprovação dos avanços nas leis para a efetividade dos profissionais Agentes de Saúde, tanto no legislativo estadual e federal. “Fui uma das maiores defensoras dos direitos dos trabalhadores, sempre atuei ao lado dos sindicatos”, resgatou Josi.

Foto: Ricardo Pellizzari/Secom Gurupi

Em relação à situação atual dos agentes de saúde, a Prefeita disse estar com a mesma disposição para avançar cada vez mais, mas ponderou sobre a complexidade legal, o tempo e a importância do diálogo. “Precisamos encontrar soluções e essa busca demanda muita conversa, diálogo e estudo. Nem sempre é rápido e não depende somente dessa gestão. Estou aberta ao diálogo e empenhada em continuar lutando por vocês e por todos os servidores públicos municipais de Gurupi. A nossa meta é reconhecer a categoria no município”, disse Josi Nunes.

“Fiz um compromisso de campanha e estou empenhada em avançar na medida do possível. Efetivei o plano de carreira do Quadro Geral, o da Educação e o da Saúde, portanto estou buscando alternativas. Não é fácil, existem muitos conflitos a serem vencidos, mas o que vocês querem é o que eu quero”, reafirmou a prefeita.

Foto: Ricardo Pellizzari/Secom Gurupi

O secretário municipal de saúde, Sinvaldo Moraes, parabenizou e reconheceu a importância dos ACS e ACE. “Quero externar todo o nosso reconhecimento, carinho e admiração pelos profissionais compromissados com o trabalho desenvolvido por cada Agente de Saúde, entre a gestão e a comunidade gurupiense”, frisou Sinvaldo.

As homenagens também se estenderam ao reconhecimento do prêmio nacional que a SEMUS recebeu por meio do projeto “Territorialização Digital da Rede Atenção Primária da Zona Urbana do Município de Gurupi-TO”, durante a 17ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS, do 36º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, ocorrido em Campo Grande – MS.

Para o autor do projeto premiado e coordenador dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, Edson Cardoso Teixeira, a coesão entre as duas categorias é uma necessidade e vem beneficiar diretamente a comunidade. “Nós somos a base do SUS, os ACS’s e ACE’s são uma única categoria e a nossa intenção é integrar cada vez mais na atuação em benefício da população. Somos educadores em saúde, temos o papel de transformar o local onde vivemos por meio da educação em saúde”, enfatizou Edson.

Foto: Ricardo Pellizzari/Secom Gurupi

Também prestigiaram o evento o conselheiro Antônio Jorge Milhomem, representante do Conselho Municipal da Saúde, e os vereadores Jair do Povo e Rodrigo Maciel, presidente da Câmara de Vereadores de Gurupi.

Após as homenagens, o evento continua no período da tarde, com a capacitação sobre o controle do tabagismo com foco na atuação dos ACS e ACE, considerado a última etapa para a implementação do Plano Municipal de Combate ao Tabagismo.