Saúde|

Por Niceia Menegon – Ascom Semus

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) e da coordenação dos Agentes de Saúde, realiza uma capacitação sobre o controle do tabagismo com foco na atuação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), é a última etapa para a implementação do plano municipal de combate ao tabagismo. A capacitação acontece nesta sexta-feira, 30, no auditório do Centro Cultural Mauro Cunha, das 14h às 17h, e contará com palestras e compartilhamento de experiências.

“Os profissionais de saúde devem estar preparados e sensibilizados para estimular e apoiar os pacientes a parar de fumar. Os Agentes de Saúde desempenham um papel fundamental por ser o elo entre os cidadãos e as Unidades de Saúde” frisa o secretário municipal de saúde, Sinvaldo Moraes.

Segundo o coordenador dos agentes comunitários de saúde, Edson Cardoso Teixeira, equipes de diversas áreas da rede municipal de saúde passaram por esta capacitação. Agora é a vez dos agentes de saúde, é a última etapa de capacitação de servidores. “A partir dessa capacitação será retomado o serviço do Programa Municipal de Combate ao Tabagismo para os gurupienses”, afirma Edson.

Edson ressalta ainda que durante as visitas dos Agentes de Saúde eles têm um papel fundamental na abordagem e identificação dos moradores se são fumantes, ex-fumantes ou não fumantes. “Se forem fumantes, os ACS’s orientam a iniciar o tratamento e participar dos grupos explicando como funciona o Programa” explica Edson, sobre o foco da capacitação que será a abordagem dos Agentes de Saúde aos cidadãos.

O tabagismo causa ou aumenta o risco de complicações de dezenas de doenças, em especial, as doenças cardiovasculares isquêmicas (insuficiência vascular periférica, infarto do miocárdio e derrame cerebral), as doenças respiratórias (bronquite, enfisema, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), tuberculose, dentre outras), sendo fator de risco para o câncer de pulmão e outros tipos de câncer.

Programação

Na programação da tarde, estão previstas palestras com médicos, fisioterapeuta e enfermeiro. Confira abaixo:

14h – O Agente Comunitário de Saúde e o Controle do Tabagismo no Brasil. Por Carlos Alberto Barbosa, que é enfermeiro da Estratégia Saúde da Família (SEMUS) e Preceptor no Curso de Medicina Legal da UnirG.

15h30 – Experiência vivida no controle do Tabagismo em Gurupi. Pelo médico Álvaro Rocha Alencar, que é preceptor da UnirG e médico da Unidade de Saúde da Família Ney Luz, no setor Nova Fronteira. Doutor Álvaro trabalha há muitos anos na Atenção Primária à Saúde de Gurupi, com vasta experiência no Programa de Combate ao Tabagismo. Em 2019 recebeu o Título de Cidadão Gurupiense da Câmara de Vereadores.

16h – Palestra com a fisioterapeuta Nathália Marinho Reis.

16h30 – Palestra motivacional. Com o enfermeiro e coordenador de saúde mental do município, Ricardo da Silva de Jesus.