Saúde|

Por Niceia Menegon – Ascom Semus

Em todo o Estado a campanha de vacinação antirrábica foi prorrogada até o dia 15 de outubro e em Gurupi, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), dará prosseguimento à vacinação e centrará esforços nos bairros com baixo índice de adesão à campanha, por meio de busca ativa dos animais.

Até o momento, 65% dos animais foram imunizados em Gurupi. A meta é atingir 100% de cães e gatos e na estimativa do CCZ ainda faltam 4.150 animais para serem vacinados.

Durante toda a campanha antirrábica no município, a vacinação contou com diversas atividades descentralizadas voltadas para os animais da zona rural e urbana. Nas propriedades rurais, foram vacinados 1.192 animais, sendo 889 cães e 303 gatos. Já no perímetro urbano de Gurupi, foram imunizados 6.503 animais, sendo 5.051 cães e 1.452 gatos.

“A vacinação é a principal medida de prevenção contra a raiva, que é uma zoonose com 100% de letalidade tanto para o animal quanto para as pessoas. Esperamos que, com a prorrogação, os tutores se sensibilizem para imunizar seus pets”, alertou o secretário municipal de saúde, Sinvaldo Moraes.

A veterinária e coordenadora do CCZ, Fluviana Freitas, explica que a prorrogação é mais uma estratégia que pretende assegurar o alcance da meta de 100% de animais vacinados. “Falta vacinar mais de quatro mil animais. Por isso, mapeamos os setores que menos vacinaram e iremos cumprir um novo cronograma de busca ativa nos bairros, como estratégia para alcançar a meta”, afirmou Fluviana, reforçando que a busca ativa começa a partir desta quarta, 28.

A vacinação contra a raiva em cães e gatos é anual e deve ser feita em animais a partir de 03 meses de idade.

Confira o cronograma de vacinação:

• 28/09 – Setor João Lisboa

Local: Praça Central – Horário:13h30 às 17h

• 29/09 – Setor Campo Belo

Local: Praça Central – Horário: 13h30 às 17h

• 03/10 – Setor Santa Rita

Local: Centro Comunitário – Horário:13h30 às 17h

•  04/10 – Setor Jardim Eldorado

Local: Praça da Bíblia – Horário: 13h30 às 17h

Vacinação no CCZ

Fluviana reforça que a vacinação continuará na sede do CCZ, de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h e das 14h às 17h.

Os animais devem ser levados ao local de vacinação por um adulto, em guia e coleira. Os gatos devem ser transportados em caixas de transporte ou outro meio adequado.

O CCZ está localizado na Av. Dueré no Setor Pedroso e o telefone para contato é o (63) 3315-0098.