Saúde|

Compartilhe:

 

Por Niceia Menegon – Ascom Semus

Foi um setembro para reforçar a importância do diálogo, da escuta e da empatia. Hoje foi o dia para reforçar o valor de um abraço, de uma palavra amiga e do quanto a rede pública de saúde pode contribuir para a sua saúde mental. A Prefeitura de Gurupi e a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) encerram as atividades da campanha Setembro Amarelo com várias blitz’s de conscientização e uma grande mobilização no Parque Mutuca, na tarde desta quinta-feira, 29.

Com o mote “Todos pela Vida”, o mês de conscientização e prevenção ao suicídio foi marcado por diversas atividades. As equipes dos Centros de Atenção Psicossocial I e AD III, estiveram em escolas, presídios e comunidades indígenas abordando a valorização da vida e da saúde mental, principalmente depois da pandemia. Já nas Unidades Básicas de Saúde – UBS e demais profissionais da área da saúde, promoveram rodas de conversas, orientações e palestras com a intenção de alertar sobre a importância de identificar pessoas em sofrimento psíquico e que precisam de ajuda. O Setembro Amarelo contou ainda com uma participação especial durante sessão na Câmara de Vereadores, no último dia 13 de setembro.

Ao longo do ano, a SEMUS, por intermédio das equipes da Rede de Atenção Psicossocial, incentiva atividades de prevenção, promoção e recuperação da saúde mental, a partir da conscientização e alerta sobre as tentativas de suicídio. Durante o Setembro Amarelo, essas atividades foram reforçadas à diversos públicos, com temáticas abordadas de diferentes formas.

A prefeita Josi Nunes esteve presente na mobilização que aconteceu no final desta tarde, no Parque Mutuca. Josi ressaltou o trabalho humanizado das equipes e parabenizou as iniciativas em favor da valorização da vida. “O amor e o carinho das equipes da gestão, ao tratar desse assunto, me deixa muito contente”, frisou Josi. Para a Prefeita, o Setembro Amarelo é um chamado de reflexão e de promoção dos serviços da rede pública de saúde do município, para acolher pessoas que estão em estado de sofrimento emocional e psicológico. “As pessoas precisam saber que elas não estão sozinhas, que elas têm apoio. Qualquer pessoa que está sofrendo ou com depressão pode contar com a rede de apoio de saúde mental do Município e da UnirG” reforçou Josi.

Foto: Ricardo Pellizzari – Secom Gurupi

Segundo o secretário municipal de saúde, Sinvaldo Moraes, não há receita para detectar seguramente uma crise suicida em uma pessoa próxima, mas alguns sinais de alerta podem ser observados. “Estar atento e sempre incentivar a procura de apoio profissional é imprescindível. Além disso, o acolhimento e o diálogo sobre as motivações comportamentais que sugerem uma atitude mais drástica, criando um ambiente tranquilo, sem julgar a pessoa afetada, podem colaborar para amenizar a situação” explica Sinvaldo.

O Secretário ressaltou ainda a importância das ações que foram desenvolvidas interna e externamente, bem como na Rede de Atenção Psicossocial, “As atividades, neste mês, foram intensificadas para outros públicos, com o intuito de atingir o maior número de pessoas e assegurar apoio psicológico”, pontua.

O enfermeiro, especialista em saúde mental e coordenador municipal de saúde mental, Ricardo da Silva de Jesus, esteve à frente das atividades e reforçou que para além do mês de setembro, o cuidado e a preservação da saúde mental permanecem durante todos os dias do ano. “O mês de setembro é emblemático, mas o nosso trabalho não para. Ainda não conseguimos mensurar o reflexo da pandemia na saúde mental das pessoas, por isso cada pessoa deve cuidar da sua saúde mental e buscar ajuda sempre que se sentir triste ou sozinho para enfrentar as circunstâncias da vida” ressalta Ricardo.

Para a mobilização desta sexta-feira, a SEMUS contou com a parceria e apoio de equipes da UnirG, Unopar, Uniplan e Projeto Vida Saudável. Durante a mobilização no Mutuca, uma equipe de enfermeiros da Uniplan disponibilizou massagens relaxantes e a equipe do projeto Vida Saudável colocou todos para alongar e fazer exercícios que proporcionam bem-estar.

Foto: Ricardo Pellizzari – Secom Gurupi

Blitz de conscientização

Na manhã desta quinta-feira, 29, as equipes do CAPS e de algumas UBS’s iniciaram as atividades de encerramento da campanha do mês de setembro em pontos estratégicos de Gurupi. Foram realizadas cinco blitz’s de conscientização, das 07h às 09h. As equipes estiveram conversando, entregando panfleto e oferecendo abraço.

“Não é todo dia que a gente recebe um abraço. Na correria dos afazeres, o carinho e atenção não são prioridade, mas pode fazer uma grande diferença. Vocês me lembraram o quanto é bom um abraço inesperado” confidenciou dona Raimunda Teles, 64 anos, que fazia compras na Feira do Produtor esta manhã e aceitou o abraço que a agente de saúde que realizava a blitz ofereceu.

Além da Feira do Produtor, na praça Mauro Cunha, as blitz’s aconteceram no Setor Pedroso, em frente ao Supermercado Alvorada, no semáforo Rua 7 com Av. Rio de Janeiro (esquina do Colégio Militar Presidente Costa e Silva), na Av. Goiás, entrada para Vila Guaracy e na saída para Peixe, em frente à Feira Coberta da Rua 13.

Foto: Ricardo Pellizzari – Secom Gurupi

Foto: Ricardo Pellizzari – Secom Gurupi

Comments are closed.

Close Search Window