Educação|

Texto e Fotos: Fabíola Sélis – Ascom Semeg

Nesta segunda-feira, 05, a normalização das aulas na rede municipal de ensino de Gurupi foi o cenário que deixou muitos pais e alunos tranquilos. Com a volta dos professores, após o fim da paralisação, a rotina escolar foi retomada em 100% das unidades.

Para o Eduardo Rodrigues de Oliveira, de 14 anos, aluno da Escola Municipal Dr. Ulisses Guimarães, o momento agora é de reorganização. “Estou aliviado com o retorno dos professores, porque já tivemos muito impacto com a pandemia. Agora vou conseguir colocar em dia meu planejamento de estudos”, contou.

“Nós já tínhamos retornado às aulas ainda na semana passada. E como já havia planejamento definido, apenas seguimos o que estava traçado, inclusive a programação do dia 07 de setembro. O que precisamos agora é avaliar os dias que precisamos repor”, comentou o diretor da Escola Municipal Gilberto Rezende Rocha Filho, Héres Lima.

O acordo firmado entre a Prefeita Josi Nunes e os representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet) na última sexta-feira, 02, garantiu melhorias salariais para a categoria e também a possibilidade de dar seguimento ao ensino pedagógico, com um menor impacto no calendário escolar.

Para o secretário de Educação do Município, Davi Abrantes, agora é momento de reorganizar as finanças e também o calendário escolar. “Nossa preocupação estava concentrada na continuidade do ensino em todas as escolas, sem prejuízo para os alunos. Com o entendimento e aceitação da proposta, o retorno foi o primeiro passo. Agora vamos sentar e analisar unidade por unidade, para definir qual vai ser a melhor estratégia para repor as aulas e continuar o planejamento adequado aos alunos”, ressaltou o secretário.