Desenv. Econômico, Meio Ambiente|

Por Leilane Macedo – Secom Gurupi
Foi renovado nesta quinta-feira, 27, durante a programação da 8ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (SICTEG), o Protocolo do Fogo; um documento em que a Prefeitura de Gurupi e várias entidades reafirmam o compromisso trabalhar visando reduzir a incidência de focos de incêndios descontrolados na cidade.

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

O Protocolo Municipal de Prevenção e Controle do Uso do Fogo traz compromissos e ações a serem coordenados e executados pelos diferentes setores da sociedade, interessados em participar e cooperar nos trabalhos de prevenção e controle dos incêndios florestais, coordenado pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente.

Foto Lino Vargas – secom Gurupi

“Cada um, cada entidade, órgão e pessoa, contribui ao seu modo e os resultados são palpáveis; por isso a gente tem que fortalecer esta ação e continuar com as políticas públicas voltadas à prevenção e ao combate de queimadas. À medida em que se tem tantos envolvidos, fica mais fácil atingir mais pessoas e conscientizar ainda mais a nossa população”, disse o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Pedro Dias.
O comandante do 3º Batalhão de Bombeiros Militar de Gurupi, Major Wellington Moura, fez uma apresentação mostrando as principais causas, consequências e transtornos causados pelos focos de incêndio. O Major também falou sobre a redução no número de ocorrências de incêndios na Região Sul.

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

“Nós temos números que mostram uma redução, na nossa região, em cerca de 20% em relação ao ano anterior. É muito importante destacar o papel de todos os atores, de cada uma das instituições que colaboram com o Protocolo do Fogo, para que elas possam executar suas ações de conscientização, de controle, monitoramento e de combate para que a gente possa ter êxito no objetivo final que é reduzir a quantidade de queimadas”, frisou Major Wellington Moura.
Presenças
Também participaram da assinatura da renovação do Protocolo Municipal de Prevenção e Controle do Uso do Fogo, o comandante da 3ª Companhia Ambiental de Gurupi, Capitão Arquimedes Azevedo Milhomens; o representante da PRF, Joaquim Franco; o Presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda; o secretário Municipal da Educação, Davi Abrantes; além de representantes da Secretaria Municipal de Saúde, da Creche Espírita Pré- Escola Maria Madalena e do Centro de Monitoramento Ambiental e Manejo do Fogo (CeMAF) da Universidade Federal do Tocantins.
O que prevê o Protocolo?
O documento visa incentivar a substituição do uso do fogo, como instrumento de manejo do uso do solo, quando isso for possível e priorizar ações visando à conservação ambiental; buscar alternativas para as atividades Econômicas da região, que não utilizem o fogo e propiciem a diversificação e rendimento ao produtor, garantindo a sustentabilidade ambiental; contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população do município e região, bem como, o fortalecimento e a agregação da sociedade.