Tecnologia e Inovação|

Por Karla Paz – Secom Gurupi

Na manhã desta quinta-feira, 27, logo após visitar o estande da Prefeitura de Gurupi na 8ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (SICTEG), a Prefeita Josi Nunes compareceu ao espaço da Secretária de Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins (SICS). Ela participou de uma reunião, junto ao Secretário da pasta, Carlos Humberto Lima e outras autoridades.

O encontro culminou na assinatura do documento que firma compromisso de prosseguir com os estudos de viabilidade técnica e econômica para a formalização do Termo de Cooperação Técnica visando a elaboração de projetos com foco no desenvolvimento regional.

Também assinaram o termo a presidente do Conselho dos Gestores das Instituições de Ensino Superior (CGIES) Milena Queta, a Secretária de Ciências, Inovação e Tecnologia de Gurupi Lady Sakay, e a Coordenadora do Conselho de Desenvolvimento Regional da região Sul (CDR Sul) e do Programa Inova Gurupi, Adriana Terra.

Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi

“Aproveitamos para assinar este termo de cooperação para continuarmos nosso diálogo, para aportar recursos para novos projetos da nossa carteira do CDR. O ponto central de tudo que está acontecendo este ano na SICTEG é a construção do primeiro Parque Tecnológico aqui em Gurupi. Porque aqui já temos todo um ambiente favorável para isso, que foi produzido ao longo de discussões entre mestres e doutores, universidades, empresas e gestão pública. Com isso, temos todo este cenário já amadurecido com startups, projetos, produtos e serviços inovadores que facilitam e projetam trazer este futuro Parque Tecnológico para nossa cidade. Vamos agora trabalhar para isso”, explicou a Prefeita Josi Nunes.

Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi

“O que a gente fez hoje foi constituir um grupo de trabalho que vai elaborar as condições necessárias para podermos formalizar o Termo de Cooperação Técnica, para que a gente possa trabalhar a construção de políticas públicas para desenvolvimento regional, que será importante para todo processo econômico do Estado. A região sul já possui uma ambiência adequada para a implantação de um Parque Tecnológico que possa abranger toda região. Existe aqui o que a gente almeja levar para as outras regiões do estado que é a integração de todos atores acadêmicos culminando nesta produtividade nos processos de Inovação, Ciência e Tecnologia”, disse Beto Lima da SICS.

Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi

“Quando nós temos as condições técnicas e financeiras para nossos intelectuais envolvidos em todo processo de inovação executar os projetos, nós realmente conseguimos trazer os resultados que tanto almejamos. Então, este momento foi muito relevante porque se discutiu tudo isso também”, afirmou Adriana Terra, Coordenadora do CDR Sul e do Programa Inova Gurupi.

“Foi muito importante a gente assinar o compromisso para realização da próxima Sicteg e também do desenvolvimento regional do estado com   apoio daqui, da nossa região. Porque precisamos deste suporte que o Governo do Estado tem, para que assim, as universidades possam trabalhar   a pesquisa e o projeto de extensão desde o ensino básico até o superior”, frisou Milena Queta, do CGIES.

Ainda estiveram presentes no encontro Eliana Castro, diretora do Sebrae; Augusto Rezende reitor da Unitins; Geanny Pinheiro secretária executiva da SICS; Jair Sakai presidente da ACIG; Rogério Maracaípe presidente do Sebrae Tocantins e Márcio Silveira presidente da Fapt Tocantins.